Na manhã de sábado, 01, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Quilombo, auxiliou a Secretaria da Saúde do Município no combate aos focos do mosquito da dengue. A ação se deu devido às dificuldades de acesso que algumas residências ofereciam como locais em altura e de espaço confinado, dificultando o trabalho dos agentes endêmicos.
Numa ação conjunta, foram vistoriadas diversas residências, além de prédios públicos como escolas e creches, muitas delas contendo diversas larvas do mosquito em proliferação.
Os moradores foram orientados a cuidar dos locais que são propícios para a proliferação do mosquito como vasos de plantas, piscinas, pneus velhos, caixas d'água, etc. Ações como manter as lixeiras protegidas da chuva, realizar limpeza de calhas, lajes, caixas d'água e evitar água parada em objetos que podem acumular são algumas maneiras de evitar que o mosquito se espalhe.
No ano de 2022 o número de focos do mosquito em Quilombo foi de 166 e até o final de março deste ano a contagem se encontra em 134, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE). A prefeitura municipal está trabalhando para que este número seja minimizado por meio da conscientização da população e de ações como as que ocorreram no dia de hoje.
Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas articulações, músculos e cansaço além de náuseas, falta de apetite, dor abdominal, diarreia e manchas avermelhadas na pele são possíveis sinais da doença. Ao apresentar esses sintomas a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente.