Os desastres de origem natural mais comuns no estado de Santa Catarina envolvem o relevo acidentado das regiões aliado ao excesso de chuvas em diferentes períodos do ano, o que provoca frequentemente episódios de inundações, enxurradas e até deslizamentos em muitos municípios catarinenses.
Na noite do dia 02, quinta-feira, as equipes de plantão de Rio do Sul, Ituporanga e Trombudo Central foram acionadas para atender diversas ocorrências relacionadas às chuvas nos municípios de Rio do Sul, Ituporanga, Agrolândia e Petrolândia.
Além das equipes ordinárias de serviço, o 15º Batalhão de Bombeiros Militar (15º BBM), em Rio do Sul, acionou o plano de chamada de sua Força-Tarefa, empregando militares para auxiliar nos atendimentos. As estratégias da corporação são redesenhadas constantemente de acordo com o monitoramento da situação em cada local enviando mais recursos quando é preciso.
Com essa estratégia, o batalhão empenhou reforço operacional de 10 militares para ações envolvendo inundações e enxurradas (02 viaturas Auto Resgate com 4 embarcações), bem como para intervenções em áreas deslizadas na noite do dia 02 de fevereiro.
Créditos:
Texto: agente temporário Regina Knopf
Imagens: Divulgação CBMSC/Rio do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina