PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (417 palavras)

CBMSC EM RIO DO SUL REALIZA TREINAMENTO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS

Nos dias 06 e 20 de maio, os bombeiros comunitários do 15° Batalhão de Bombeiros Militar (15º BBM) das cidades de Rio do Sul, Trombudo Central, Pouso Redondo, Taió e Ituporanga, receberam instruções de salvamento em altura, salvamento aquático e resgate veicular. A referida instrução contempla as atividades que compõem o Treinamento de Bombeiros Comunitários nível I (TBC- I). 



No dia 06, foi realizada a instrução de salvamento em altura na qual os capacita a lidar com situações que envolvem resgates em locais elevados, como prédios, pontes, torres e outras estruturas altas.  



Essa formação específica permite que os bombeiros atuem com segurança e eficiência nessas ocorrências, garantindo a proteção tanto dos resgatados como dos próprios profissionais envolvidos. A aula abrangeu os temas relacionados à introdução às infraestrutura nas operações de salvamento, tipos de nós e cadeirinhas: lais de guia; volta do fiel; nó direito; azelha (simples e dupla); cadeira de bombeiro; nó de correr; nó de evasão; nó carioca; nó de escota (simples e dupla); nó prussik; nó de frade; nó de correr; acondicionamento do cabo e equipamentos básicos para operações de salvamento em altura. 



No dia 20 aconteceram as instruções de salvamento aquático e resgate veicular. O treinamento de salvamento aquático capacita os bombeiros comunitários a lidar com emergências em rios, lagos, praias, piscinas e outras áreas com água.


A instrução abrangeu os temas das generalidades, o meio líquido, técnica de natação e do mergulho, salvamento aquático, ações de prevenção, noções teóricas elementares do mergulho, noções teóricas de condução de embarcações.



Já a instrução de resgate de vítimas presas em ferragens de veículos proporcionou aos alunos a identificação de riscos, definição de segurança, formação e funções da equipe resgatista; técnicas e táticas de resgate, conhecimento e emprego de equipamentos de resgate, sendo que as ocorrências de acidente de trânsito são frequentemente atendidas pelo 15°BBM.


Créditos:
Texto: agente temporário Regina Knopf
Imagens: Divulgação CBMSC/Rio do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193