CBMSC EM SÃO JOSÉ CAPACITA CERCA DE 2.900 CIDADÃOS NO ANO DE 2022

Durante o ano de 2022, em São José, foram capacitados aproximadamente 2.900 (dois mil e novecentos) cidadãos em diversos treinamentos e projetos sociais/programas comunitários disponibilizados à comunidade.

Projetos Sociais/Programas Comunitários

Dentre os projetos oferecidos pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10ºBBM) estão: Projeto Golfinho, Projeto Bombeiro Mirim, Treinamento Básico de Atendimento a Emergências (TBAE) e Curso de Bombeiro Comunitário (CBC).

Brigadista Voluntário

A atividade é exercida de acordo com a Instrução Normativa – IN 28 e tem como objetivo instruir e certificar integrantes da comunidade para auxiliar nos serviços de prevenção, combate a princípios de incêndio e salvamento.

O foco da formação é capacitar o público para atendimentos de emergência, ou seja, o primeiro atendimento/contato com a vítima. Os participantes dessas formações são instruídos com simulados para saber como agir em diversas situações, como reanimação cardiopulmonar, convulsões, manobra para desengasgo, técnicas de curativos em ferimentos, queimaduras, lesões, fraturas e hemorragias. A capacitação também se amplia a situações de princípio de incêndio, abordando conteúdos como abandono de edificação, teoria do fogo, classes de incêndio, tipos de extintores, métodos de extinção de incêndio, sistemas de emergência, entre outros.

Para a coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Cristina Figueiredo Rizzaro, a educação infantil tem como base o cuidar e o educar. "O cuidar e o educar são indissociáveis. As crianças são sempre muito curiosas e muitas vezes não têm noções de perigo. Um olhar atento e de responsabilidade deve ser constante por parte dos adultos que trabalham com as crianças. A formação nos proporcionou conhecimentos importantes no que diz respeito à segurança e à prevenção de acidente com nossos pequenos no dia a dia das unidades que com certeza farão a diferença", frisou.

Nesse ano de 2022, foram instruídos profissionais das seguintes instituições:
Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, Hospital Regional de São José - Dr. Homero de Miranda Gomes, Educandário, Laboratório Central (LACEN), Fundação Catarinense de Educação Especial, Instituto Guga Kuerten, Centro de Educação e Treinamento Esperança e Creche Vinde a Mim as Criancinhas.

Profissionais da rede municipal de ensino capacitados

De 03 de fevereiro a 16 de dezembro, uma parceria entre o 10ºBBM do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a prefeitura municipal de São José, ofertou o treinamento de brigadista voluntário para 1.600 profissionais da rede municipal de ensino, em encontros semanais, em período integral, totalizando 46 encontros durante o ano e contemplando cada um dos 39 Centros de Educação Infantil (CEIs).

"Rotineiramente acontecem situações que podem colocar as crianças em risco. O adequado é que o primeiro atendimento seja rápido e de qualidade para que o quadro não se agrave e os profissionais da educação consigam minimizar os danos, até a chegada do socorro especializado", afirmou o sargento Douglas Coelho da Silva, que ministrou o curso.

Reconhecimento
Tal comprometimento da seção de instrução e ensino do 10ºBBM gerou frutos, trazendo reconhecimento à seção e ao sargento Douglas Coelho da Silva, que recebeu o prêmio "São José que faz a diferença", na categoria Agente de Segurança Pública.

Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: estagiário Fabricio Nobre Reck