PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (404 palavras)

CBMSC EM SÃO JOSÉ REALIZA TREINAMENTO DE CAPTURA E MANEJO DE INSETOS

Para aprimorar os conhecimentos das equipes de plantão, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em São José realizou um treinamento de captura e manejo de insetos (CMI), entre os dias 14 e 17 de fevereiro.

Foram 32 bombeiros capacitados e o curso foi realizado na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, pelo soldado Thiesen. O CMI tem a intenção de instruir os capacitados sobre as diferentes abordagens que podem ser feitas em ocorrências que envolvem estes bichos, como abelhas, marimbondos e vespas.

Busca-se sempre respeitar as características de cada inseto e evitar, sempre que possível, a eliminação. Esta opção é adotada apenas quando o animal torna-se nocivo e agressivo, quando pode prejudicar pessoas e outros animais - conforme orientação do artigo 37 da Lei 9605/98.

Este cuidado é uma prioridade no ensino deste treinamento porque compreende-se a importância que os insetos tem no meio ambiente, a sua função essencial para a manutenção da biodiversidade, produção de alimentos e da própria vida humana e da vida do planeta como um todo.  

Um grande exemplo que foi trazido durante o treinamento é do quão são importantes as abelhas para a frutificação da maçã. A flor da macieira tem pétalas e, caso uma delas não seja polinizada por uma abelha, a fruta crescerá deformada.

Com o clima mais quente, as abelhas por vezes buscam novos locais para instalar sua colmeia, adotando assim um período de migração. Nesses casos, podem alojar-se em locais por períodos de até 72h para descansar.

Desta forma, por sua característica migratória, se um enxame de abelhas se instalar em uma residência, é importante, se possível, aguardar algumas horas antes de acionar o CBMSC.


Se necessário, o acionamento deve ser realizado para que as medidas sejam adotadas, buscando sempre capturar os insetos para posterior soltura em local adequado. Assim, protege-se a população e outros animais.  

Créditos:
Texto: Fabricio Reck - estagiário de comunciação do 10º Batalhão
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193