PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (329 palavras)

CBMSC EM TUBARÃO PROMOVE TREINAMENTO DE INTERVENÇÕES EM ÁREAS DESLIZADAS

Entre os dias 21 e 22 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Tubarão, realizou o Treinamento de Intervenções em Áreas Deslizadas (TIAD). Os exercícios ocorreram no município de Pescaria Brava e teve a participação de integrantes da Força-Tarefa (FT) do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), bem como de bombeiros militares e comunitários que compõem as equipes de serviço operacional de nossos quartéis.

O treinamento foi intenso e teve como objetivo reproduzir fielmente um cenário real de desastre com deslizamento de solo, com muita lama, terreno alagado e condições climáticas desfavoráveis.



No primeiro dia, os trabalhos foram concentrados na execução do desmanche direto, utilizando técnicas de escoramento com uso de placas de madeira, longarinas e pontaletes metálicos. No dia seguinte, foram aplicadas técnicas para aprimoramento do uso de desmanche hidráulico com o uso de motobomba e aplicação de técnicas de autossalvamento. 

O TIAD é fundamental para a disseminação das informações e aprimoramento de técnicas aprendidas, pois os bombeiros também são formadores em seus respectivos quarteis, fomentando o atendimento com segurança e eficiência em ocorrências de deslizamentos, que podem ser extremamente perigosas tanto para as vítimas quanto para as equipes de plantão do CBMSC.


Créditos:
Texto: sargento Rafael Medeiros Martins
Imagens: Divulgação CBMSC/Tubarão
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193