CBMSC emprega FT 03 em simulado no Vale do Itajaí

Nos dias 13 e 14 o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participou do V Exercício de Ajuda Humanitária em Blumenau. A atividade começou no dia 09, com o exercício de mesa e seguiu nesta semana com os simulados de cenários.

1607 simuladoft034

O objetivo deste simulado é treinar as instituições para atuação conjunta em uma possível calamidade climática, que envolva todas as forças de segurança e proteção civil. Em uma situação real, para que o Exército Brasileiro seja acionado, seria necessário esgotar todas as possibilidades de atendimento do Estado, solicitando reforço nacional.

Atuação do CBMSC

A Força-Tarefa (FT) 03 ficou em prontidão já na segunda-feira, 12, a partir das 20h, com a mobilização da equipe, que acampou no campo do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Blumenau. Oito bombeiros militares e um cão de busca ficaram preparados para o acionamento. Por se tratar de um treinamento simulado de operação real os integrantes não sabiam horários e detalhes das ocorrências que viriam.

1607 simuladoft033

Na terça-feira, 13, foi reunido o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) na Prefeitura Municipal de Blumenau, com a presença dos integrantes do CBMSC: comandante do 3º BBM, tenente-coronel Jorge Artur Cameu Júnior, o comandante do Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH), tenente-coronel Aldrin Silva de Souza, além do capitão Jair Pereira dos Santos Júnior, representando o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e a chefe do Centro de Comunicação Social (CCS), capitão Juciane da Cruz May.

1607 simuladoft032

Já na sede do BBM foi montada uma sala de situação com militares monitorando as ocorrências e como ligação entre a FT e o GRAC.

1607 simuladoft03

1º acionamento: deslizamento

Por volta das 12h ocorreu o primeiro acionamento, para uma ocorrência. O local escolhido, no bairro Nova Rússia, foi atingido por um deslizamento no ano de 2015, ou seja, passível de nova situação no local.

A FT 03 foi ao local com a informação de vítimas soterradas há 03 dias, exigindo o emprego do cão de busca e resgate Bravo, com abertura de cones de odor.

1607 simuladoft035

2º acionamento: resgate em ribanceira

Às 3h da manhã, do dia 14, houve o segundo acionamento da FT, para ocorrência de resgate em ribanceira, com cinco vítimas, uma delas na pista e outras quatro em meio a vegetação. As equipes realizaram um primeiro atendimento pré-hospitalar, estabilizaram as vítimas que estavam na ribanceira e realizaram técnica de tirolesa para retirada das pessoas do local.

1607 simuladoft0306

3º acionamento: prevenção em operação do EB

Em torno das 7h o Exército Brasileiro acionou o CBMSC para apoio em operação de travessia de pessoas ilhadas por meio de uma passadeira. A FT utilizou bote para a prevenção e resgatou uma das vítimas que caiu na água.

1607 simuladoft036

4º acionamento: pessoas ilhadas

Para a finalização do exercício a última ocorrência foi a busca de idosos que ficaram ilhados às margens do rio. Mais uma vez a FT utilizou botes para o resgate das vítimas.

1607 simuladoft037

Os cenários foram criados por bombeiros militares da região e repassados para execução do Exército Brasileiro, pensando nas possíveis ocorrências que são características da região e que podem acontecer devido a eventos climáticos.

“Todas as situações que estamos atendendo no exercício são situações rotineiras aqui na região e assumem um caráter extraordinário quando ganham magnitude, como a quantidade de pessoas atendidas, impacto, as ferramentas que essas ocorrências demandam e a quantidade de agentes organizados que envolvem essas ocorrências “, explica o capitão Felipe Daminelli, responsável pela comunicação nesta operação.

1607 simuladoft038

Além da integração com as outras forças envolvidas, também foram testadas e treinadas as respostas internas da corporação e a ligação dos setores que são acionados com eventos climáticos extremos.

“O grande crítico neste tipo de incidente é como organizar grupos diferentes, de forma sinérgica, para que se possa fazer o melhor trabalho, coordenado, de forma sequencial e célere, otimizando recursos na cena”, complementa o capitão.

1607 simuladoft039

Saiba mais sobre o emprego de uma FT clicando aqui.

Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Imagens: Melina Cauduro