Encerrando a semana de comemorações alusivas ao aniversário de 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi realizada na manhã deste domingo, 28, a tradicional missa em ação de graças. A celebração ocorreu diretamente dos estúdios da TV Barriga Verde, em Florianópolis e foi transmitida ao vivo.
A cerimônia foi conduzida pelo capelão padre major Marcos, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Durante a liturgia, foram destacados os valores de coragem, determinação e senso humanitário que marcam a atuação dos bombeiros militares catarinenses. O capelão recordou ainda a história de Lázaro, destacando valores como humildade e caridade aos mais necessitados.
No altar, foram colocados itens característicos do trabalho da corporação, como o capacete usado no combate a incêndio, bolsa de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e as nadadeiras e lifebelt dos guarda-vidas, representando o compromisso permanente com a vida e a proteção da sociedade.
A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral, coronel Fabiano de Souza e do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal, além de militares da corporação e civis.
No momento da liturgia, o capelão reforçou que, do soldado ao coronel, todos contribuem para que as comunidades vivam sob amparo e proteção, reconhecendo o empenho e a dedicação do CBMSC.
A Missa também foi dedicada aos militares tombados em serviço, especialmente à soldado Tainá, falecida em 2025 e ao bombeiro comunitário Maurício, falecido em 2023.