Enquanto para alguns o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (30) será de descanso, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) se preparam para muito trabalho.
Considerando a adoção do ponto facultativo na sexta-feira por algumas instituições, bombeiros militares e comunitários do CBMSC esperam que o fluxo de veículos aumente nas principais rodovias, intensificando também o risco de acidentes.
Por isso, o presidente da Coordenadoria de Resgate Veicular (RVe) do CBMSC, Major Bruno Azevedo Lisboa, traz dicas importantes para evitar acidentes de trânsito.
Previna acidentes
Muitos acidentes de trânsito ocorrem pela falta de manutenção adequada do veículo, ou seja, uma revisão em dia pode salvar vidas. Para quem vai aproveitar o feriado para viajar, é indispensável que sejam revisados os pneus, óleo e demais componentes que possam prejudicar o desempenho do veículo e causar acidentes. Por isso, é importante uma revisão antes de pegar a estrada.
"A gente vê acidentes causados por falta de manutenção no carro, principalmente por veículos que não estão em plenas condições de rodar e por isso, acaba havendo um acidente em decorrência de uma falha do veículo e uma colisão inesperada", exalta o major Bruno.
Outro ponto que deve ser bem observado é o planejamento da viagem, com o descanso adequado do motorista, alimentação e hidratação.
"Nessa época de festas e feriados os condutores viajam por um longo período de tempo, então é importante parar, descansar, se hidratar, porque isso vai se refletir na atenção do motorista durante a viagem e são esses períodos curtos de desatenção é que podem causar os acidentes, por muitas vezes fatais", reforça.
Outro grande causador de desatenção dos motoristas é o uso dos telefones celulares, que hoje representam uma grande parte dos acidentes. Vale ressaltar que, além de extremamente perigoso, o uso do celular ao volante é proibido por lei e pode gerar multas.
Ainda conforme a legislação, o uso do cinto de segurança é obrigatório por todos os ocupantes do veículo, tanto na parte da frente quanto por passageiros nos bancos traseiros. As crianças devem estar em cadeirinhas ou assentos de elevação, adequados ao tamanho e idade.
Respeitar as sinalizações, os limites de velocidade e jamais ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir são regras básicas que podem salvar vidas e garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.