O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou no dia 2 de novembro a pré-temporada da Estação Verão, uma ação que se estende até 15 de dezembro, quando começa oficialmente a alta temporada no litoral catarinense. Nesta primeira semana, entre os dias 5 e 11 de novembro, as equipes contabilizaram 29 resgates de afogamentos com sucesso, além de ações intensivas de orientação que resultaram em 95.677 intervenções preventivas.
Um dos focos principais nesta fase inicial é a formação de crianças no Programa Golfinho, voltado à educação sobre segurança no mar e em piscinas. Apenas na última semana, 262 crianças foram instruídas, preparando-as para reconhecer os perigos e agir de forma segura no ambiente aquático.
Além das crianças, no município de Jacinto Machado 35 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também foram instruídos e certificados pelo Programa Golfinho do CBMSC. A iniciativa, que visa aumentar a conscientização sobre segurança aquática, foi adaptada para incluir os estudantes da APAE, proporcionando a eles conhecimentos essenciais para a prevenção de afogamentos em ambientes de lazer, como praias, rios e piscinas.
Tecnologia aliada na prevenção de afogamentos
Um importante dado observado neste período foi o registro de afogamentos, inclusive com óbito, em rios, áreas particulares e praias mais afastadas, longe dos postos de guarda-vidas. Por isso, o CBMSC ressalta a importância de evitar nadar nestes locais.
Para saber se há um posto ativo, a tecnologia é uma importante aliada: basta acessar o aplicativo CBMSC Cidadão, que mostra em tempo real as áreas que possuem um posto de guarda-vidas ativado. Nos locais em que aparece a bandeira preta, significa que não há posto ativado. As praias mais indicadas para banho, com baixo risco de afogamento, estão sinalizadas com a bandeira verde. Dessa forma, é possível saber quais praias estão guarnecidas antes de sair de casa.
Desta forma, o reforço na prevenção durante a pré-temporada da Estação Verão pelo CBMSC inclui várias medidas estratégicas para ampliar a segurança e proteção dos banhistas. Veja abaixo alguns dos principais pontos:
Essas medidas fazem parte do trabalho do CBMSC para a prevenção de afogamentos já na pré-temporada. A estrutura completa, com cerca de 2 mil guarda-vidas empenhados para a alta temporada, terá início a partir do dia 16 de dezembro.