Nesta quarta-feira, 30, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou o edital para o concurso público para ingresso no Curso de Formação de Oficias (CFO). As inscrições estarão abertas entre os dias 01 de dezembro de 2022 e 02 de janeiro de 2023.
Dentre as 15 vagas deste edital, doze delas são dedicadas a candidatos do sexo masculino e três delas a candidatas do sexo feminino. O valor da inscrição é R$ 250,00.
O concurso público passará por sete fases, sendo elas:
1) inscrição;
2) prova escrita (objetiva e redação) – caráter eliminatório e classificatório;
3) avaliação de saúde (médica e odontológica) – caráter eliminatório;
4) avaliação física – caráter eliminatório;
5) avaliação psicológica – caráter eliminatório;
6) investigação social – caráter informativo e eliminatório
7) apresentação de documentos e toxicológico – caráter eliminatório.
Clique aqui e leia o edital completo e se inscreva.
O Curso de Formação de Oficiais (CFO)
O Curso tem duração aproximada de 2 anos e é realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. O CFO é a formação militar de oficiais, para torná-los os futuros gestores da corporação. O CBMSC acredita que a formação de gestores é indissociável do conhecimento técnico das diversas funções exercidas pela corporação. Durante o curso de formação, os cadetes têm mais de 1.400 horas dedicadas ao conhecimento das atividades específicas da corporação, tais como atendimento pré-hospitalar, segurança contra incêndio e pânico, salvamento aquático, salvamento em altura, resgate veicular, dentre outras atividades, além demais de 1.000 horas dedicadas às disciplinas gerais de áreas como hidráulica, física, química e direito.
Nestes anos de formação, os cadetes participam ainda de significativa quantidade de estágios operacionais e administrativos, bem como de atividades de cunho social. Ao final da academia, ainda realizam uma especialização em Gestão de Riscos e Eventos Críticos, com duração aproximada de 2 meses.
Durante o CFO o aluno é denominado cadete e após a conclusão e aprovação no curso passará pelo aspirantado, que é o estágio probatório de seis meses na função, declarado aspirante a oficial. Após este período, em caso de aprovação, os bombeiros militares serão promovidos ao posto de 2º tenente, iniciando a carreira de oficial do CBMSC, ingressando no Quadro de Oficiais Bombeiro Militar. A progressão da carreira se dá aos seguintes postos, de forma ascendente:1º tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel bombeiro militar.
Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina