As fortes chuvas que atingiram o município de Luiz Alves nesta segunda-feira, 24, provocaram inundações e alagamentos em diversas regiões da cidade e elevaram significativamente a demanda por atendimentos. As equipes locais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuaram desde as primeiras horas do evento climático, realizando resgates e ações de apoio à população afetada.
Diante do volume de ocorrências, foi mobilizado reforço operacional: a equipe da Força-Tarefa (FT) de Itajaí e mais duas equipes do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM) atuaram na busca e resgate das pessoas na inundação, ampliando a capacidade de resposta. Além disso, a aeronave Arcanjo realizou voos em reconhecimento da situação e identificação de possíveis vítimas.
As ações do CBMSC tiveram como objetivo garantir segurança às famílias atingidas e acelerar os atendimentos, principalmente no resgate de pessoas ilhadas.
Operação de Resgate
O CBMSC iniciou os atendimentos às 13h12 e encerrou a última ocorrência às 03h07 do dia seguinte, contabilizando cerca de 14 horas de operação contínua.
Ao todo, foram registradas 16 ocorrências, todas relacionadas à retirada de pessoas ilhadas nos pontos mais críticos, especialmente nas margens do rio Luiz Alves.
Durante a ação, 26 pessoas foram resgatadas ou assistidas:
Também foi resgatado um lote de vacinas, garantindo a preservação da saúde pública, e houve atendimento a uma vítima com ferimento (corte) no braço direito. Felizmente, nenhum óbito foi registrado.
Estrutura e recursos empregados
Ao todo, foram mobilizados 31 bombeiros, sendo 19 militares, 7 comunitários e 5 alunos bombeiros comunitários. Para apoio na operação, foram utilizadas as seguintes viaturas e equipamentos:
A operação contou com a integração de outros órgãos, como a Defesa Civil municipal e estadual, a Prefeitura de Luiz Alves e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
O posto inicial para organização do comando e controle foi montado inicialmente no quartel da PMSC e, após redução no nível da água, foi transferido para o quartel do CBMSC em Luiz Alves.
Contexto Meteorológico
De acordo com dados da Epagri/Ciram, foram registrados 173 mm de chuva ao longo da segunda-feira, 24, enquanto o nível do rio Luiz Alves subiu de 51,97 m para 58,85 m entre 03h e 15h25. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil emitiu alertas de deslizamento para o município ainda pela manhã. Mais tarde, uma inundação gradual foi registrada.
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a instabilidade perde força nesta terça-feira, 25. Ainda são esperadas pancadas isoladas e passageiras, porém sem volumes expressivos de chuva. O risco de novos alagamentos está reduzido, mas o monitoramento pelo CBMSC e Defesa Civil permanecem ativos.
Créditos:
Texto: Centro de Comunicação Social - CCS/CBMSC. Informações: Aspirante João Pedro
Imagens: Divulgação CBMSC/Luiz Alves
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.