PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (366 palavras)

CBMSC orienta casas noturnas sobre riscos de uso de pirotecnia


 

 

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (25/01) no Cento de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Trindade, na Capital, os proprietários e gestores de casas noturnas da região foram notificados sobre os riscos do uso de artefatos pirotécnicos em festas e comemorações em ambientes fechados. Na ocasião, os representantes das danceterias, bares e restaurantes também assinaram um Termo de Ciência e Responsabilidade, se comprometendo a não mais fazer uso desses instrumentos e a respeitar o limite de lotação pré-estabelecido pelo projeto preventivo do local. Os estabelecimentos que não foram representados na reunião, também serão notificados formalmente e receberão o Termo de Responsabilidade para ser assinado. Representantes de cerca de 40 casas noturnas compareceram á reunião.

 


 

O encontro foi aberto pelo Tenente Coronel Helton de Souza Zeferino, comandante do 1° Batalhão de Bombeiros da Capital que falou sobre os riscos de incêndio e de acidentes com pirotecnia em ambientes fechados. “Uma tragédia acontece com a soma de vários fatores, como público, falta de luminosidade no local e uso de bebidas alcoólicas. Por isso, nesses ambientes de festa, é preciso fazer de tudo para minimizar os riscos às pessoas que estão no local”, disse o Tenente Coronel Helton. O delegado responsável pela gerência de Jogos e Diversões do estado, Marcos Alessandro Vieira Assad, também fez uso da palavra, enfatizando a proibição do uso de artefatos pirotécnicos em Santa Catarina desde novembro de 2013, pela lei 16.157.

 

 

 

O assunto veio à tona depois da veiculação em redes sociais pela internet de festas em que as casas noturnas utilizam velas com emissão de faíscas em garrafas de champanhe como forma de animação do público. O Tenente BM Murilo Pedro Demarchi afirma que todas as denúncias são verificadas in-loco pelos Bombeiros, mas nem sempre é possível fazer o flagrante da situação, já que os artefatos já foram consumidos. Entretanto, há outras forma de comprovar que o uso estava sendo feito pela casa noturna, explica. Denúncias sobre irregularidades em estabelecimentos comerciais que podem trazer riscos ao público podem ser feitas pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

 

 

Texto; Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Informações: Tenente Murilo Pedro Demarchi- SAT- CBMSC

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193