PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (383 palavras)

CBMSC orienta população para evitar afogamentos em piscinas

 

 


Nesta quinta-feira (14/9),  por volta das 16h30min, a equipe do Arcanjo 01 (helicóptero do Corpo de Bombeiros e do SAMU) foi acionada para atender uma criança vítima de afogamento em piscina, numa pousada na região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.Mesmo depois de realizadas todas as manobras protocolares e tentativas de reanimação cardiorrespiratória, não foi possível reverter o quadro, sendo declarado o óbito do menino de 3 anos de idade,pelo médico do SAMU, no local da ocorrência.

 

Somente neste ano na Capital, o Corpo de Bombeiros MIlitar atendeu duas crianças vítimas de afogamentos em piscinas, sendo que uma foi possível reverter a situação e entregar a vítima com vida no hospital. O que infelizmente não aconteceu nesta quinta-feira.  Em todo estado, foram 17 ocorrências do mesmo gênero, somente neste ano. Desse número, não é possível saber se todas as ocorrências resultaram em morte.


No Brasil, estima-se que ao menos 7 mil pessoas morrem afogadas a cada ano. Com as proximidades do verão as ocorrências tendem a aumentar. Parte destes óbitos ocorre em ambiente residencial e envolve crianças pequenas.

 

 

Para evitar afogamentos, siga as orientações de segurança do CBMSC:

 

- Mantenha portas de áreas de serviço e banheiros fechadas para que as crianças não acessem áreas com água reservada em tanques ou banheiras.

- Guarde recipientes como baldes e bacias de cabeça para baixo.

- Instale redes de proteção ou grades no entorno de piscinas.

- Não deixe crianças brincando sem supervisão em áreas perto de piscinas, rios ou lagos.

- Evite o uso de boias ou flutuadores, prefira colete salva-vidas.

- Não mantenha brinquedos próximos a piscina. Isto atrai crianças.

- Jamais deixe uma criança sozinha na piscina.


- Após utilizar a piscina, impeça o acesso ao espaço, isolando a área.

 


Não se sabe ao certo quanto tempo a criança atendida na tarde desta quinta-feira ficou em parada cardiorrespiratória antes de se iniciar os procedimentos de reanimação pela equipe médica. Contudo, foram realizados todos os procedimentos necessários para obter o êxito esperado. A equipe foi incansável, realizando todos os procedimentos com extrema técnica em tempo superior a uma hora, porém, infelizmente, não foi possível reverter o quadro do paciente.

 

 

 

Texto: Krislei Oechsler-Jornalista
Equipe do Arcanjo 01
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193