PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (532 palavras)

CBMSC PARTICIPA DA “OPERAÇÃO SHAMAR”, NO COMBATE DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


Nesta quarta-feira, 14, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina promoveu uma ação de alerta à Operação Integrada Shamar, com foco no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio. Na ocasião, viaturas do CBMSC foram posicionadas à frente das OBMs às 18h em todo o Estado, com as sirenes acionadas durante um minuto. O ato teve como objetivo chamar a atenção da sociedade e dos integrantes de cada quartel para a importância do combate à violência contra a mulher. 



Em Florianópolis, além do CBMSC, a Secretaria de Segurança Pública mobilizou viaturas da PMSC, Polícia Civil e Científica, integrando as Forças de Segurança pela proteção das mulheres.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) e coronel RR do CBMSC, Flávio Rogério Pereira Graff, ampliar a prevenção e o combate aos crimes contra a mulher são prioridades em Santa Catarina.

"Neste sentido, ações estão sendo criadas e fortalecidas. Estamos com a operação Shamar em andamento, onde são realizados trabalhos integrados entre as forças de Segurança, a Polícia Militar (PMSC), a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica e, sem dúvida, traremos ainda mais resultados para a sociedade", destacou o secretário.



Durante a campanha, entre os dias 01 e 29 de agosto, o CBMSC promoveu ações educativas como a participação de bombeiros em uma capacitação promovida pelo Observatório da Violência contra a mulher, em Florianópolis, e um ciclo de palestras em Chapecó.

A campanha ainda reforça a divulgação da Diretriz Operacional nº 42, que dispõe sobre as competências do CBMSC no protocolo integrado de atendimento à mulher vítima de violência. Além disso, os comandantes de cada Organização Bombeiro Militar (OBM) receberam orientações sobre como agir em ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) ou salvamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Nestes casos, o bombeiro militar responsável deverá registrar a descrição: "Feminina vítima de violência doméstica/familiar" no fechamento da ocorrência.

Dessa forma, será possível obter dados mais precisos sobre o índice de violência contra a mulher em Santa Catarina, além de garantir que tal violência possa ser encaminhada aos órgãos competentes.


O título da "Operação Shamar" foi escolhido pois, em hebraico, significa "cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar". A Operação Shamar é organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) e é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSPSC).

 


Créditos:
Texto: Mônica Andrade - CCS/CBMSC
Imagens: Divulgação CCS/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193