PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (567 palavras)

CBMSC PARTICIPA DE CONGRESSO SOBRE AUTISMO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM FLORIANÓPOLIS


Profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participaram do Congresso Farol 2025, evento reconhecido como o principal do sul do país voltado ao autismo e ao desenvolvimento infantil atípico. A presença da corporação teve como objetivo aprimorar o acolhimento e o atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências, fortalecendo a atuação do CBMSC em programas sociais e nas ocorrências que envolvem esse público. 



Realizado em Florianópolis, o congresso reuniu terapeutas, pesquisadores e especialistas das áreas da saúde e educação para debater atualizações em protocolos nacionais e internacionais de desenvolvimento infantil. Representando o CBMSC, estiveram presentes as sargentos Bárbara Elisa da Silva e Ana Paula Souza de Freitas, que atuam em iniciativas de referência estadual e nacional voltadas à inclusão e à promoção de práticas humanizadas.

A sargento Ana Paula foi responsável pela elaboração do Protocolo Operacional Padrão de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no CBMSC. Este protocolo foi pioneiro no Brasil entre os Corpos de Bombeiros, recebendo destaque estadual e nacional. Segundo a militar, "O congresso abordou temas de grande relevância, especialmente no que se refere ao cuidado e à abordagem do paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destacou-se a importância do assentimento do paciente antes de qualquer toque ou procedimento, respeitando seus limites e promovendo uma assistência humanizada. Foi enfatizada ainda a relevância da anamnese detalhada, considerando as preferências do paciente, e também do vínculo entre o profissional e o paciente, sendo fundamental para um atendimento seguro e acolhedor."

Para a sargento Bárbara, "a participação no Congresso foi essencial para ampliar os conhecimentos e contribuir na adaptação da metodologia dos cursos de formação de instrutores dos Programas Bombeiro Mirim e Golfinho. Onde será possível aplicar estratégias atualizadas de inclusão e respeito à neurodiversidade dentro dos programas sociais do CBMSC, buscando acolher e engajar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros atrasos no neurodesenvolvimento."




Além da capacitação de profissionais de todas as áreas, como administração, saúde, segurança e assistência social, entre outras, o conhecimento adequado sobre as características e necessidades específicas do autismo permite abordagens mais seguras, empáticas e eficazes, prevenindo situações de estresse ou traumas. Além disso, contribui para o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência e para a promoção de uma sociedade mais acolhedora e justa. 

Dentre os palestrantes, estiveram presentes: o professor Joshua Jessel, o neuropediatra Paulo Liberalesso, os psicólogos Thiago Lopes e Meca Andrade além da jornalista Andréa Werner.

A qualificação contínua dos bombeiros militares em temas relacionados ao desenvolvimento infantil e à neurodiversidade contribui para atendimentos mais empáticos e eficazes, além de reforçar o compromisso do CBMSC com a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.



Créditos:
Texto: Sargento Jéssica
Imagens: Divulgação CBMSC/Sargento Bárbara e Sargento Ana Paula
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193