PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (250 palavras)

CBMSC participa de exercício simulado de resposta a desastres

 

 

Acontece em Florianópolis, na sede do 63° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, durante toda esta semana, o Ecadec (Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil), organizado pelo Ministério da Defesa. A ação visa preparar os órgãos federais e estaduais para a resposta a situações de desastre. Esta é a primeira edição do exercício, e a escolha de Santa Catarina se deu em razão da propensão local a calamidades geradas por eventos climáticos e a experiência dos órgãos locais. Participam a Marinha do Brasil, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil Estadual e outros entes públicos.

 

De acordo com o Tenente Coronel BM Aldo Baptista Neto, comandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar e participante do exercício, a proposta do Ministério da Defesa é checar a capacidade de integração dos diversos órgãos envolvidos na preparação e respostas a desastres, formalizando protocolos de acionamento e acionamento das instituições.

 

Participam ainda, representando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o Comandante do 7° Batalhão (Itajaí), Tenente Coronel BM Sérgio Murilo de Melo, o Comandante do 10° Batalhão (São José), Tenente Coronel BM César Assumpção Nunes e 1° Tenente BM Bruno Golin Sprovieri.

 

Paralelamente, o software adquirido pelo Exército Brasileiro para simulação de guerra é utilizado pelos participantes de forma adaptada aos cenários de desastre, propondo situações e demandando solução dos problemas apresentados.

 

 

Créditos: CCS do CBMSC / Soldado BM Maria Gabriela / Imagens: Soldado BM Jackson Jacques e Defesa Civil Estadual

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193