CBMSC PARTICIPA DE SIMULADO DE INCÊNDIO EM CRECHE

No dia 18 de outubro, o 1º Batalhão, sediado em Florianópolis, realizou um treinamento simulando um incêndio na creche Núcleo de Educação Infantil Municipal - NEIM Bem-te-vi, localizada na Avenida Rio Branco, centro da cidade, em conjunto com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e Prefeitura Municipal.

O simulado teve como principal objetivo instruir os professores da rede municipal para realizarem o plano de evacuação das crianças em segurança do local do acidente até a chegada das equipes especializadas para atendimento de emergência.

Na oportunidade, foi realizada uma atividade simulando uma situação de incêndio, com vítimas com queimaduras causadas pelo incêndio, além de fraturas. Foi seguido todo protocolo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, simulando uma ocorrência real, desde o deslocamento com acionamento do sistema sonoro de emergências (sirenes), retirada de vítima, combate ao incêndio e deslocamento das vítimas até o hospital.

Ações como esta estimulam e despertam a necessidade de fomentar a cultura preventiva nas escolas, além de integrar as agências de resposta à emergência culminando em um atendimento mais qualificado e efetivo à comunidade.

Texto: Major Fernando Ireno Vieira
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis