Na manhã de terça-feira, 17, o comando do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em São Bento do Sul, acompanhou a passagem de comando do quartel do município vizinho de Piên, no estado do Paraná. O 1º sargento BM Ademir Santiago passou o comando do 2º SB/1º SGB/6º GB ao 3º sargento Joel Dutka, que é natural do município catarinense de Rio Negrinho, cidade que faz parte da circunscrição do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) do CBMSC.
A relação entre as corporações nesta região de fronteira estadual já é histórica. O prefeito de Piên, Maicon Grosskopf, ressaltou a importância do CBMSC na região. Devido à instalação dos bombeiros em São Bento do Sul há mais tempo, muitos atendimentos foram realizados ao povo paranaense.
Alguns dos ex-comandantes do quartel de Piên estiveram presentes e relataram diversas histórias sobre esse grande intercâmbio entre as corporações e os profissionais que as compõem, promovendo a segurança da população local. E reconhecendo que os reflexos de quaisquer contratempos não enxergam fronteiras o major Clemente Stahelin Michels, comandante de São Bento do Sul, reiterou a importância desta grande parceria entre as corporações aos bombeiros paranaenses.