O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participou do 1º Fórum Catarinense de Trauma, promovido pelo Núcleo de Educação em Urgências do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. As palestras tiveram como tema a Restrição do Movimento da Coluna (RMC) e foram realizadas na Secretaria de Estado da Saúde, no Centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis, na última terça-feira (6).
Durante o dia, as apresentações abordaram temas como o emprego de novas técnicas e tendências para equipes de atendimento pré-hospitalar e técnicas de resgate veicular, entre outros. O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Tenente Coronel BM Helton de Souza Zeferino e do Coordenador do Samu, Coronel BM Giovanni Fernando Kemper.
A corporação foi representada pela Coordenadora de APH do CBMSC, Major BM Isabel Ivanka Kretzer Santos, além de Bombeiros Militares e Comunitários de todo o Estado. Também estiveram presentes representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dos Bombeiros Voluntários, de Hospitais e de empresas de saúde privadas.
No fórum, palestrantes do Rio de Janeiro e São Paulo discutiram sobre a Restrição do Movimento da Coluna no Brasil e no mundo, com exposições de atuais evidências e pesquisas no assunto.
Após a palestra, uma Câmara Técnica formada por profissionais da Saúde e do CBMSC irá construir protocolos para utilização desta forma de atendimento, a fim de propiciar à população catarinense atendimentos ainda mais eficazes, seguros e ágeis.
Créditos: Major BM Isabel Ivanka Kretzer Santos
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina