Mais de 60 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão presentes no Congresso Nacional de Bombeiros – CONABOM 2025, realizado em Fortaleza, no Ceará. O evento ocorre entre os dias 05 e 08 de agosto e é o maior da América Latina voltado à atividade de bombeiro militar, reunindo representantes de todo o continente.
O Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, está presente no evento, que tem como objetivo fortalecer, capacitar e integrar as corporações bombeiro-militar do Brasil, promovendo o intercâmbio técnico e científico entre os participantes.
"O CONABOM é uma oportunidade estratégica para compartilhar experiências, conhecer novas tecnologias e fortalecer a atuação conjunta entre as corporações. O CBMSC tem muito a contribuir e também a aprender com realidades distintas de todo o Brasil e do exterior", destaca o coronel Fabiano de Souza.
Durante a programação, dois militares do CBMSC contribuem com palestras nas áreas de operações com cães de busca e de combate a incêndio em edificações verticalizadas, compartilhando experiências e conhecimentos com profissionais de todo o país.
O CBMSC é apoiador da troca de conhecimento entre as corporações, reconhecendo a importância de eventos como o CONABOM para o aprimoramento das práticas operacionais, inovação tecnológica e desenvolvimento estratégico da atividade de bombeiro militar.Ao final do congresso, será celebrada a cerimônia de centenário do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, encerrando uma edição marcada pela cooperação, atualização técnica e valorização da profissão.
Na próxima edição, em 2026, o Congresso Nacional de Bombeiros será realizado em Santa Catarina, em comemoração aos 100 anos do CBMSC.