O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participou do 12º Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Ciências Florestais (SIMPOS 2024), ocorrido entre os dias 20 e 23 de agosto no município de Lages, Santa Catarina.
O SIMPOS é um evento promovido por instituições de ensino que atuam nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, sendo considerado o mais importante evento de divulgação de pesquisas e discussão da pós-graduação no Brasil. Neste ano, teve como temática: "Pesquisa Florestal e as Mudanças Climáticas".
A corporação foi representada pelos militares: tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Junior, 1° tenente André Alexei Germanovix, 1° tenente Marco Aurelio Stimamiglio Timmermann e 1° tenente Éros Alfredo Jahn Filho, que apresentaram o artigo intitulado "A evolução da prevenção e do combate a incêndios florestais no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - da emancipação ao centenário".
O trabalho investigou a evolução da prevenção e do combate aos incêndios florestais realizadas pelo CBMSC e discutiu o futuro da atividade, considerando o recorte temporal da emancipação ocorrida em 2003 e a aproximação do centenário da corporação em 2026.
Definindo três eixos de avaliação para mensurar a evolução (recursos humanos, doutrinas e tecnologias aplicadas e organização institucional), o artigo buscou aferir os ganhos alcançados, além de apresentar propostas que estão em desenvolvimento no CBMSC, como a criação de um Centro de Excelência para a formação e treinamento de novos combatentes e brigadistas e o desenvolvimento de estudos acadêmicos.
Estas ações têm como objetivo atingir o centenário colocando a corporação como referência na prevenção e combate aos incêndios florestais na América Latina, projetando-se para um futuro de contínuo aprimoramento e inovação na proteção ambiental e segurança pública em Santa Catarina.