CBMSC participa do primeiro dia do V Exercício de Ajuda Humanitária do Exército Brasileiro

Com o objetivo de integrar as forças de segurança do Estado com o Exército Brasileiro para atuação conjunta em situações de calamidade generalizada, começou nesta sexta-feira, 09, o V Exercício de Ajuda Humanitária.

Nesta tarde todas as instituições envolvidas se reuniram no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) para um “simulado de mesa”, ou seja, os órgãos envolvidos atuam como em uma operação real, apresentando as situações do evento climático extremo – com fotos e detalhes, além das estruturas disponíveis. Após as explanações que ocorreram parte presencial e parte por chamada de vídeo, houve a definição das estratégias na mesa tática, com suporte de um mapa digital.

0907 exercicioah

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e gerente de gestão de desastres da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Daniel Nunes, a intenção é integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres em Santa Catarina, para reduzir os impactos na população e trazer uma resposta ágil e eficaz, em uma situação de eventos adversos. “Com o objetivo de promover o conhecimento e treinamento das ações planejadas que devem ser colocadas em prática no momento do desastre buscamos a integração e os esforços de várias agências diante de um cenário adverso”, explicou.

0907 exercicioah3

Participaram deste exercício: Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil de Santa Catarina, Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias. Na próxima semana, nos dias 13 e 14 de julho, a cidade de Blumenau receberá a parte prática do simulado, com diversas ocorrências envolvendo as equipes.

0907 exercitoah2

Texto: Melina Cauduro - Jornalista