CBMSC promove capacitação preventiva a profissionais e alunos em Gaspar

Bombeiros Militares de Gaspar realizaram uma capacitação preventiva para alunos, professores e profissionais da Secretaria Municipal de Educação nesta quinta-feira (19). A atividade foi realizada na escola básica Norma Mônica Sabel, com objetivo de promover a segurança dos usuários contra emergências, incêndio e pânico.

A secretária municipal de educação, Zilma Mônica Sansão Benevenutti, também esteve presente e agradeceu a disposição dos militares do CBMSC em Gaspar. "É importante que as escolas tenham brigadistas e que os alunos saibam identificá-los, tendo respeito e confiança por estas pessoas em casos de emergências", declarou.

A escola atende alunos do 1º ano ao 9º ano do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo considerado um local com grande concentração e fluxo de pessoas.

19.09 CapacitaçãoGaspar2

O comandante do quartel em Gaspar, 1º Tenente BM Douglas Tomaz Machado, foi um dos instrutores e destacou que, além dos atendimentos a ocorrências em acidentes de trânsito, buscas, salvamentos de vítimas e combate a incêndios, entre outros, a prevenção é um importante trabalho promovido pelo CBMSC. "A atuação por meio de projetos sociais, fiscalização dos sistemas preventivos e capacitações como esta também são uma forma de salvar vidas", relatou.

Para ilustrar a importância de qualificar pessoas da comunidade, o comandante citou um caso recente em que moradores de um prédio utilizaram extintores de forma correta e eliminaram um princípio de incêndio, salvando parte dos móveis e estrutura física enquanto aguardavam a chegada de socorro especializado.

19.09 CapacitaçãoGaspar

Ao final, o Tenente parabenizou a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e agradeceu o comprometimento dos Bombeiros Militares, profissionais e alunos envolvidos no evento. Além do oficial, o curso foi ministrado pelo Sargento BM Alves, Cabo BM Andrade, Soldado BM Orelo e Soldado BM Speck. A instrução foi uma iniciativa da Secretaria da Educação de Gaspar.

Créditos: Informações: 1º Tenente BM Douglas Tomaz Machado - Comandante do 4º/1ª/3ºBBM