CBMSC realiza a especialização em gestão de riscos e eventos críticos e tem biblioteca aberta à comunidade

A pós-graduação Lato Sensu de “Gestão de Riscos e Eventos Críticos” do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), está com inscrições abertas e 30 vagas para Bombeiros Militares e funcionários ligados às Defesas Civis estaduais e municipais.

“Nós estamos com uma grande procura para esse processo seletivo, que tem as inscrições abertas até o dia 02 de julho e com certeza é um grande passo tanto para o Centro de Ensino, como para a instituição”, declara o Comandante do CEBM, Tenente Coronel Alexandre Silva.

O edital para a pós graduação pode ser visualizado aqui.

Credenciado como instituição de ensino superior, desde 2014, pelo Conselho Estadual de Ensino, o Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) está autorizado a realizar cursos na categoria escola de governo, ou seja, possibilita a formação de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) ou servidores do Governo do Estado.

A primeira pós-graduação realizada pela instituição foi a de “Gestão de Riscos e Eventos Críticos”, ligada aos Cursos de Formação de Oficiais, depois, em 2018 houve a segunda especialização, de “Gestão de Investigação de Incêndio e Explosão”, também voltada para o público interno, dessa vez para oficiais já formados.

"Buscamos aperfeiçoar os nossos militares e servidores para que, alinhado com treinamentos, o atendimento prestado em SC seja de excelência”, complementa o comandante.

27 06 CEBM

O CEBM

O Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) é o órgão responsável pela formação, aperfeiçoamento e especialização de Bombeiros Militares do Estado.

Inaugurado em 2004, possui o desafio de  formar profissionais capacitados tecnicamente para atuar em ocorrências eminentemente de bombeiros, tais como: combate a incêndio; atendimento pré-hospitalar; resgate veicular; salvamento aquático, subaquático e em alturas; resgate em ambientes confinados e em estruturas colapsadas, atividades técnicas de segurança e proteção contra incêndio; busca terrestre; operações com produtos perigosos, além de uma base sólida de legislação aplicada à atividade de Bombeiro Militar.

O CEBM também forma seus profissionais com informações que possibilitam a análise de projetos de edificações e eventos, bem como as vistorias de rotina, que garantem a segurança dos moradores e do público.

Biblioteca aberta à comunidade

Além de atender aos bombeiros militares, a biblioteca do CEBM é aberta à comunidade. Não só com as produções acadêmicas, mas ainda com o empréstimo de livros, manuais, periódicos, legislação, entre outros materiais.

A biblioteca fica fisicamente em Florianópolis, mas também possui acervo digital, inclusive com materiais para quem estuda para os concursos do CBMSC.

O acervo e demais materiais da biblioteca podem ser conferidos pelo link: https://biblioteca.cbm.sc.gov.br/biblioteca/

Créditos: Texto: Melina Cauduro - Jornalista

Informações adicionais para a imprensa:
Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa CBMSC