No último domingo, 3, as equipes de serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em São Joaquim, atenderam a diversos chamados, devido às fortes chuvas que atingiram o município naquele dia. Foram atendidas cinco ocorrências com pessoas ilhadas pelas águas em suas residências.
Em dois dos locais, havia cachorros presos, pois os proprietários não conseguiram retirar os animais a tempo, necessitando do apoio dos bombeiros para o resgate. Em outros três endereços, foram retiradas famílias em situação de risco, devido ao Rio São Mateus ter subido acima de sua capacidade e as águas terem adentrado às residências.
No total, nove pessoas - entre elas duas crianças e um bebê - foram retiradas e aconselhadas a buscar abrigo em casas de parentes ou amigos.
Em outro local, no bairro Martorano, foi retirada uma idosa, devido à mesma estar impossibilitada de sair por meios próprios de sua residência. Ela foi encaminhada para a casa de familiares e o local foi deixado aos cuidados de parentes.
A região foi afetada por fortes ventos e por uma tempestade severa, com raios, eventos que já haviam sido alertados pela defesa civil.