CBMSC realiza evento público de Certificação Internacional em Xanxerê

Durante um evento aberto ao público, que reuniu cerca de 400 pessoas, no Estádio Municipal Josué Anonni, em Xanxerê, no último sábado, 1o, realizou-se o programa “Um Dia de Cão”, o qual envolveu atividades com a população catarinense e atestado internacional de cães de busca e resgate. Na certificação, cães e seus condutores tiveram suas habilidades avaliadas pelo Juiz Detlef Kuhn – árbitro enviado pela Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate (IRO), nas provas de Busca Rural e Obediência e Destreza. A aprovação nestas provas, mediante os níveis avaliados, atestou a capacidade operacional do binômio (homem e cão) para seu pronto emprego em operações de Busca e Resgate de pessoas.

As provas de Busca Rural foram realizadas um dia antes, no interior do município de Xanxerê, onde os binômios foram desafiados a encontrar duas vítimas em uma área de 20000 m² em um tempo de 15 minutos (no nível A) e 3 vítimas em 30 minutos em uma área de 40000 m² (no nível B). Já no evento público, foram realizadas as provas de obediência e destreza, trazendo também um entretenimento à população da região.

Além das provas de Certificação, o evento promoveu a presença de diversas entidades que atuam com cães na região de Xanxerê, das mais diversas formas. Estiveram presentes: a ONG Bem-Estar Animal, com doações de filhotes e ração; o curso de Medicina Veterinária da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), com orientações e cuidados veterinários gratuitos; o Hospital Regional São Paulo, com o projeto de Terapia Assistida por Cães “Plantão 4 Patas”, apresentando o calendário do projeto e reunião de pacientes atendidos pelo projeto; assim como outras atrações, tal qual a apresentação dos Cães do Canil da 4ª/2º BPM da PMSC.

Em um clima extremamente propício e agradável, os cidadãos de Xanxerê e região tiveram entretenimento gratuito e puderam observar a qualidade do serviço público prestado e à sua disposição. O evento ocorreu das 13h às 19h e se encerrou com a entrega de troféus e certificados aos binômios aprovados.

Estiveram na certificação e realizaram as provas os seguintes condutores e seus cães:

- Capitão BM Clemente Stähelin MICHELS e o cão Chewbacca – 9ºBBM – CBMSC – Aprovados no nível B
- Cabo BM Jacques Douglas ROMÃO e o cão Bravo – 3ºBBM – CBMSC – Aprovados no nível B
- Cabo BM Ronaldo FUMAGALLI e o cão Hunter – 2ºBBM – CBMSC – Aprovados no nível B
- FREDDY Reyes Franco e a cadela Kloe – K-SAR Chile – Aprovados no nível B
- Tenente BM José Ricardo MENDES Barbosa e o cão Nego – CBMPB – Aprovados no nível A
- Soldado BM JOSCLEI Tracz e o cão Iron - 14ºBBM – CBMSC – Aprovados no nível A
- Soldado BM João Carlos ALVES e a cadela Brida – CBMPR – Aprovados no nível A
- Soldado BM Lucas BERZOTTI e a cadela Kyra – CBMPR – Aprovados no nível A
- Cabo BM GERSON Ferreira e a cadela Sarah – CBMSP – Participantes no nível A
- Soldado BM ESTEFÂNIO Bernardes e a cadela Gorducha – CBMRS – Participantes no nível A
- Bombeiro Comunitário Anderson Mertens e a cadela Luna – 14ºBBM – CBMSC – Participantes no nível A

Veja as fotos do evento clicando aqui.

Créditos: Tenente Coronel BM - Presidente Coord. Cães do CBMSC. Andrey Lehnemann - Jornalista.