Entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou uma instrução com o efetivo militar, civil e demais colaboradores do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM) em Lages sobre o manejo de serpentes e outros animais silvestres, ministrado pelo soldado Guilherme de Souza Pozenato.
O objetivo principal foi capacitar o efetivo operacional do CBMSC em Lages para o atendimento de ocorrências dessa natureza e, com a devida orientação de um profissional experiente na área, conhecer as características comportamentais dos animais de forma a prestar o serviço com mais segurança e efetividade, tanto para a equipe quanto para o próprio animal.
Paralelamente, a instrução transmitiu ao efetivo civil também um importante conhecimento sobre a forma como o ser humano pode e deve se relacionar com a fauna silvestre, a fim de prevenir acidentes e de evitar danos ao próprio meio ambiente.
Os participantes puderam ainda, ao final, conhecer as características de alguns animais por meio da exposição de algumas amostras conservadas para fins de estudo, enriquecendo ainda mais a experiência e o conhecimento adquirido.
O soldado Pozenato tem formação em biologia e, antes de ingressar no CBMSC, trabalhou na área por aproximadamente 10 anos. Atuou como profissional técnico contratado por empresas que, no processo de licenciamento ambiental de suas obras, necessitavam de estudos e levantamentos ambientais da área a ser explorada. Assim, enquanto biólogo, na execução de um inventário de fauna, por exemplo, o soldado realizava a captura e a realocação de diversas espécies de animais silvestres, muitas delas semelhantes às que as nossas equipes se deparam no atendimento de ocorrências dessa natureza, tais como: serpentes, morcegos, aranhas, capivaras, além de outras espécies de répteis, anfíbios, mamíferos e aves.