OPERAÇÃO TIRADENTES-ADSUMUS COM BALANÇO FINAL POSITIVO
Na manhã da última quarta-feira, 24, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a Polícia Militar (PMSC) participaram da Operação Tiradentes - ADSUMUS, que aconteceu simultaneamente em todos os Estados da federação. As atividades iniciaram as 7h da manhã do dia 24 (mesmo horário de início para todas as corporações do país) e foram finalizadas às 07 horas do dia 25, totalizando 24 horas ininterruptas de operação - fazendo assim, jus ao nome “Adsumus”, do latim “estamos presentes”. Em Florianópolis, o lançamento da operação ocorreu na Praça Getúlio Vargas (Praça dos Bombeiros).
A operação tem cunho prioritariamente preventivo, aonde 1134 bombeiros militares passaram o dia nas ruas realizando ações que buscam mitigar e evitar a incidência de ocorrências futuras. Folhetos, orientações, visitas em residências, palestra em escolas, universidades, recepção em quartéis etc foram alguns exemplos das ações realizadas em todo o Estado de Santa Catarina.
Segundo o Comandante-Geral da corporação, Cel BM Edupércio Pratts, foi uma importante articulação entre as corporações, que conseguiram demonstrar a população parte do trabalho realizado, e se aproximar das pessoas: “estivemos presentes 24h nas ruas, buscando atividades de prevenção. As pessoas puderam tirar dúvidas com os bombeiros militares, que se esforçaram com os recursos disponíveis para estarem presentes, como já fazem no cotidiano.” O Comandante explica ainda que além das atividades preventivas, as vistorias também foram intensificadas: “realizamos muitas vistorias em casas noturnas, casas de shows, restaurantes e boates. A idéia principal é garantir a segurança do cidadão, para evitar uma situação de incêndio e pânico em locais de concentração de público”, explica Pratts.
Além das casas noturnas, no que se refere à segurança contra incêndio e pânico, um dos focos da operação foi a fiscalização das edificações multifamiliares. Além das ações realizadas em estabelecimentos comerciais (casas noturnas, bares, pubs e locais de reunião de público), foram realizadas ações também em prédios residenciais, seja em construção ou os já prontos. Nos locais, os bombeiros militares puderam conversar com os proprietários, estabelecer a capacidade máxima de pessoas no local e observar as estratégias de saídas de emergência, por exemplo. Nas edificações, diversos sistemas preventivos – como de saídas de emergência - foram verificados. Sistema de gás, sistema de proteção por extintores, sistema hidráulico preventivo, sistemas de alarme, etc. Durante a operação, as vistorias em eventos transitórios também foram realizadas, como congressos, eventos diurnos etc
Também merecem destaque as ações de caráter preventivo junto à população. Bombeiros militares e comunitários visitaram residências, prédios, condomínios etc, repassando aos moradores dicas de segurança com GLP, manuseio de combustíveis, velas, fogões, cuidados com eletricidade e deram dicas a população no que se refere a segurança doméstica.
O SubComandante-Geral da corporação, Cel BM Vieira, explica que esta ação tem elevada importância para a sociedade, pois são nas residências unifamiliares a maior incidência de incêndios, em todo o Estado: “as visitas as casas são de elevada importância. Nestes momentos nós conseguimos explicar à população dos riscos de GLP, instalações elétricas entre outros, que são as maiores causas de incêndio.” O subcomandante-geral coloca ainda que estas ações são importantes pois as residências não são alvo de vistorias relacionadas ao poder de polícia administrativa do CBMSC, e portanto cabe a orientação nestes casos. “Nós não estamos exigindo que o cidadão coloque um sistema preventivo em sua residência, diferentemente dos prédios, comércios e etc. Devido a isto, a orientação e a prevenção aumentam a sua importância, e as pessoas sabem disso. Fomos muito bem recebidos e tiramos muitas dúvidas da população”, explica Vieira.
Além da promoção da segurança e tranquilidade pública, a operação teve como objetivo aproximar a comunidade das corporações militares e reforçar a população a cultura de prevenção de acidente e à segurança contra incêndio e pânico. Confira os números totais da operação:
A Operação Tiradentes Adsumus foi determinada durante a primeira reunião de 2019 do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), e teve grande impacto em Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar planeja uma grande nova operação para o mês de julho, na semana alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro (02 de Julho). Será a Operação Alerta Vermelho, com duração prevista para 1 semana, e também com ações essencialmente preventivas e voltadas às residências unifamiliares. Afinal, é melhor prevenir do remediar.
Link com fotos de todo o Estado: https://drive.google.com/drive/folders/1Xl1f9uN1z2Lr1PsN8rcEH3_R6Uvgz04z
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA
Informações para imprensa:
1ºTen BM Ian Triska
48 99189 7081
Maj BM Isabel Gamba Pioner - Chefe do CCS