PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (461 palavras)

CBMSC REALIZA RESGATE DE VÍTIMAS QUE CAÍRAM EM RIBANCEIRA EM SANTO AMARO DA IMPERATRIZ

No último Domingo, 03, a equipe de plantão de Santo Amaro da Imperatriz foi acionada para atender um acidente com vítima presa em ferragens. Chegando ao local constatou-se que se tratava de uma colisão entre dois veículos, onde um deles encontrava-se às margens da rodovia e não possuía vítimas encarceradas. Já o outro veículo encontrava-se projetado em uma ribanceira de aproximadamente 10 metros, vindo a cair em um córrego. Este veículo possuía 3 ocupantes, dentre eles dois adultos e uma criança.

A equipe do SAMU que estava no local já havia retirado a feminina adulta. A vítima estava do lado de fora do veículo, na maca rígida, em parada cardiorrespiratória. Após procedimentos realizados pela equipe avançada do SAMU, foi constatado óbito da vítima.



O paciente masculino maior estava no interior do veículo no banco do motorista. Avaliado pela equipe do SAMU, foi repassado que o paciente apresentava traumatismo cranioencefálico (TCE), otorragia, hemorragia interna, gaspeando e evoluindo para uma parada cardiorrespiratória. Como o paciente não estava preso nas ferragens e a porta do lado do carona já estava aberta, diante de tal gravidade foi de comum acordo a utilização da retirada rápida do paciente, pois levaria um certo tempo para a montagem do palco de ferramentas, considerando que o veículo estava em ribanceira. O paciente foi retirado no ângulo 90º invertido sobre a prancha rígida e deixado aos cuidados da equipe avançada do SAMU.



O paciente masculino mais jovem encontrava-se deitado no banco traseiro do veículo, consciente e orientado, com a perna direita presa entre o encosto do banco dianteiro e o banco traseiro. Avaliado pela equipe do SAMU, a segunda vítima apresentava suspeita de fratura fechada de fêmur. Para este atendimento foi montado o palco com as ferramentas de resgate e realizado o corte do encosto do banco do motorista no lado direito, aliviando a pressão sobre a perna da criança, possibilitando soltar a perna por completo. Foi também efetuado o corte do limitador da porta traseira do lado do carona, permitindo a retirada do paciente em ângulo 0º sobre a prancha. 



Estiveram também presentes na ocorrência, duas unidades básicas e uma unidade avançada do SAMU, helicóptero Arcanjo, comandante de área e Policia Rodoviária Federal.


Créditos:
Texto: estagiário Fabrício Nobre Reck
Imagens: divulgação CBMSC/São josé
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193