Maior sistema do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o e-SCI, mostra a cada dia sua relevância no gerenciamento das atividades de Segurança contra Incêndio (SCI) no Estado, prestadas pela corporação.
Com uma base de mais de 100 mil usuários cadastrados, o porte atual do sistema exige monitoramento e estudos constantes para manter o desempenho em níveis satisfatórios e implementar melhorias para cada vez melhor atender o cidadão.
Neste sentido, ao longo dos últimos meses, o CBMSC, na esteira das transformações éticas, sustentáveis, produtivas e tecnológicas que a Administração Pública vem passando nos últimos anos - sem deixar de comprometer o atendimento às atuais demandas da população pelo estado - tem dado seguimento aos trabalhos contratados de consultoria especializada. O mapeamento dos processos atinentes à SCI, bem como o redesenho do sistema com base em metodologias consolidadas no mercado são apenas algumas das frentes de trabalho atuais. O andamento das tarefas mostra-se bastante avançado, dando subsídios para, inclusive, identificação de potenciais melhorias a serem implementadas no software mesmo durante coletas de dados e consolidações prévias.
Após finalizar as fases de entrevistas, seja com representantes dos batalhões pelo estado, que figuram como usuários internos do sistema, seja com profissionais que de fato atuam na área e/ou usam o e-SCI e representantes de conselhos profissionais, a presente etapa foi conduzida pela consultoria especializada e consistiu na realização de três reuniões com comitês para discussão sobre o panorama para digitalização dos serviços na esfera pública, uma análise sobre o volume de dados do e-SCI, a apresentação dos fluxogramas elaborados até então e, principalmente, um momento dedicado a recepcionar novas sugestões e ideias dos participantes.
Os encontros ocorreram na quarta, 12, e quinta-feira, 13, no auditório do Sebrae-SC, separados em momentos para Análise de Projetos, Vistorias de Habite-se e Vistorias de Funcionamento. Para compor estes grupos, foram convidados novamente representantes do CBMSC (integrantes da Diretoria de Segurança contra Incêndio e Gestores de SCI dos batalhões) e profissionais que fazem uso rotineiro do e-SCI e deram contribuições nas entrevistas anteriores.
As interações foram bastante produtivas e as discussões resultaram em várias sugestões para algumas partes do sistema. Além disso, vale destacar que se fizeram presentes integrantes da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) do CBMSC, os quais também puderam detalhar bem as etapas do processo de contratação da empresa de Fábrica de Software, que em breve será encaminhado para licitação.