Na última sexta-feira, 18, o Quartel de Bombeiros Militar em São José, em colaboração com os bombeiros de Palhoça, realizou um treinamento simulado de incêndio com os brigadistas da empresa Cotton Baby. O exercício foi realizado na própria empresa, localizada em São José, e teve como foco treinar as equipes de evacuação e enfatizar a importância da segurança no ambiente de trabalho.
O simulado foi a finalização do curso, fornecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) a 38 brigadistas que atuam na empresa. Durante o simulado, que não foi avisado previamente aos funcionários, para que fosse possível reproduzir uma situação mais próxima da realidade, os brigadistas praticaram procedimentos de emergência, aprendendo a agir com rapidez e eficiência em situações de risco.
Foi disparado o alarme e, nesse momento, os brigadistas organizaram a evacuação da empresa, enquanto os bombeiros se deslocavam para realizar o combate às chamas e o resgate de uma vítima que estaria ainda dentro do prédio e teria desmaiado por inalação de fumaça.
Essas iniciativas visam garantir a segurança de todos e preparar os funcionários para uma resposta eficaz em emergências reais. "Com a participação ativa e comprometida dos brigadistas, o treinamento contribuiu para a formação de um ambiente de trabalho mais seguro e consciente, reforçando a importância da prevenção e do planejamento em situações de emergência. É fundamental que as pessoas conheçam a edificação onde trabalham, para que, em caso de uma ocorrência, elas consigam evacuar da forma mais rápida e segura possível", afirma a capitã Bruna Lino do CBMSC.