O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou, nos dias 12 e 13 de novembro, um treinamento especializado com os sete binômios de busca da corporação, no município de Abelardo Luz. A atividade teve como objetivo aprimorar técnicas de operação envolvendo cães de busca em cenários verticais e aquáticos, ampliando a capacidade de resposta em ocorrências reais.
Durante o primeiro dia, foram desenvolvidas instruções de rapel com cães, utilizando cadeirinhas específicas para os animais. As atividades ocorreram em cachoeira, onde todos os binômios executaram com êxito os procedimentos propostos. O treinamento permitiu testar equipamentos, aperfeiçoar a condução segura dos cães em operações verticais e padronizar procedimentos entre as equipes.
No segundo dia, o foco foi a busca subaquática com apoio de cães. A instrução foi dividida em duas etapas: uma oficina didática realizada em um lago da região e, posteriormente, um simulado de ocorrência real na Rua do Lazer, também em Abelardo Luz. Na simulação, foi empregado um bote inflável, no qual o cão atua indicando pontos prováveis de localização da vítima em casos de afogamento.
"O treinamento reafirma o compromisso do CBMSC com o aprimoramento contínuo de suas equipes e a adoção de técnicas avançadas no emprego de cães de busca, fortalecendo a prontidão operacional em todo o estado. Este treinamento, em específico, focado em atividades aquáticas, traz mais segurança para o emprego dos cães no apoio às ocorrências de pessoas afogadas, trabalhando em conjunto com as equipes de mergulhadores", explica o major Alan Delei Cielusinsky, presidente da Coordenadoria de Busca e Resgate com Cães.