PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (546 palavras)

CBMSC RECEBE BOMBEIROS DE TREZE ESTADOS PARA APRESENTAÇÃO DE SIMULADOR DE INCÊNDIO

Na quarta-feira, 18, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu em Laguna mais de 40 bombeiros militares de treze estados brasileiros para apresentação de um simulador de incêndio urbano que possui uma proposta bastante didática, especialmente em relação às dinâmicas de um incêndio confinado. Essa foi a primeira vez, na América Latina, que um contêiner de treinamento de fabricação francesa foi apresentado para bombeiros militares de todo o Brasil. Cerca de 20 desses participantes integram o Conselho Nacional de Combate à Incêndio (CONACI). 



A demonstração reuniu bombeiros militares de Santa Catarina, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco, Roraima e Espírito Santo. Eles foram divididos em grupos de até 08 bombeiros e vivenciaram uma situação de incêndio, com elevada transferência de calor no interior do contêiner. Durante a simulação todos estavam utilizando os Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e puderam acompanhar cada fase da evolução das chamas com explicação traduzida simultaneamente pelos instrutores franceses.



O CBMSC possui em Laguna um Centro de Treinamento de Combate a Incêndio que é considerado um dos melhores do país, por isso foi escolhido para receber essa demonstração. "Para nós é uma satisfação reunir bombeiros de todo Brasil em nosso espaço para mostrarmos o que já vem sendo feito com os nossos simuladores de fabricação própria, e atualizarmos nosso parâmetro de excelência para seguir evoluindo na capacitação dos nossos bombeiros para melhor atender a população de Santa Catarina", afirma o Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Renaldo Onofre Laureano Júnior. 



A corporação catarinense é tradicionalmente conhecida pelos bombeiros de todo país, por buscar constantemente inovações tecnológicas. "Ser a corporação escolhida para essa demonstração, com instrutores que vieram da Europa exclusivamente para isso, reforça o posicionamento do CBMSC em buscar constantemente evoluir, proporciona o estreitar de laços com bombeiros de todo o país e resulta em uma troca muito valiosa de experiências", reforça o presidente da Coordenadoria de Combate a Incêndio Estrutural do CBMSC, Tenente-Coronel Willian Leal Nunes.


Créditos:
Texto: Cristina Schulze - assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193