CBMSC recebe mais de R$3,5 milhões em equipamentos para salvar vidas

Uma vida não tem preço. Mas, o preparo profissional e a disponibilidade de materiais e equipamentos de ponta podem fazer a diferença na agilidade das ações de resgate e salvamento de vidas humanas. Em solenidade nesta segunda-feira, 25/06, no Grupamento de Busca e Salvamento da Capital, o Governo do Estado repassou ao Corpo de Bombeiros Militar, mais de 3,5 milhões em equipamentos de busca e resgate de pessoas e embarcações e para treinamento ou reabilitação de vítimas em situações de incêndios.

Foram entregues três barcos de busca e resgate, um caminhão auto-bomba tanque e uma câmara hiperbárica.

ESPECIFICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS ENTREGUES

Para se ter uma ideia importância do emprego dos equipamentos na área de resgate e salvamento aquático, por exemplo, somente na última temporada, mais de 3 mil pessoas foram salvas por terem sido arrastadas em correntes marítimas. Outras 99 chegaram a sofrer algum grau de afogamento, mas foram reanimadas. Ainda de acordo com dados da última Operação Veraneio, 13 embarcações, das mais diversas, naufragaram no litoral catarinense, outras 60 foram resgatadas por estarem à deriva.

Os barcos entregues nesta manhã têm versatilidade e inovação tecnológica presentes nos principais barcos de busca e salvamento do mundo. Podem ser empregadas para buscas ou localização de outras embarcações à deriva, em condições de operação nas mais severas circunstâncias de clima e mar. Os barcos ficarão sediados estrategicamente em pontos do litoral catarinense e serão usados para resgates de pessoas e embarcações à deriva ou naufragadas.

Também foi entregue oficialmente uma Câmara Hiperbárica, que será usada em treinamento e emergências de combate a incêndio. Inédita no Brasil em corporações de Bombeiros, a Câmara Hiperbárica foi montada dentro de um contêiner e pode ser transportada para a cena da ocorrência, possibilitando tanto o uso operacional como terapêutico, na recuperação de Bombeiros ou vítimas intoxicadas pela aspiração excessiva de monóxido de carbono em incêndios. Um importante passo na eficiência e qualidade do serviço prestado à população.

Além de um Caminhão Auto Bomba Tanque e Resgate, que é a concepção do que há de mais atual na indústria nacional no que se refere a veículos especiais de combate a incêndios e resgate. O veículo é dotado de tanque com cerca de quatro mil litros de água, tanque de cem litros de LGE (líquido gerador de espuma), bomba de incêndio de origem americana com capacidade nominal de 750 GPM (Galões Por Minuto), gerador de energia, torre de iluminação, guincho elétrico e todos os equipamentos necessários para potencializar o atendimento de emergências de incêndios e salvamentos.

Ao fim da solenidade, o Governado do Estado Eduardo Pinho Moreira, juntamente com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM João Valério Borges, e o Prefeito da Capital, Gean Loureiro, e demais autoridades e convidados, conheceram de perto os equipamentos.

O Comandante- Geral, Coronel BM João Valério Borges disse que o Corpo de Bombeiros Militar esta escrevendo mais uma importante página de sua história: “ Por meio de recursos do Pacto por Santa Catarina, o Governo do Estado esta disponibilizando para a corporação e para a sociedade, viaturas, embarcações e equipamentos de altíssimo valor agregado e com tecnologia do que há de mais moderno no País em se tratando de equipamentos de Bombeiros.”

Em discurso, o Governador citou a importância dos equipamentos para o aprimoramento tecnológico e profissional do Corpo de Bombeiros Militar. “Como médico cardiologista, atuando muitos anos nas UTIs hospitalares, sei da importância de equipamentos de ponta para ajudarem no salvamento de vidas humanas.” O Governador também citou a importância de ter encaminhado à votação na Assembleia Legislativa do Estado a Lei de Organização Básica- LOB do Corpo de Bombeiros Militar, que legaliza a estrutura do CBMSC no Estado e parabenizou o desprendimento dos alunos em se dedicarem à formação para estarem capacitados em caso de emergências.

FORMATURA CBAE

Durante a solenidade, também aconteceu a formatura de 60 alunos do CBAE- Curso Básico de Atendimento a Emergências. Esta é a primeira formação necessária ao ingresso de pessoas da comunidade como Bombeiros Comunitários, em apoio às guarnições nas ocorrências atendidas pela corporação. Ao final da solenidade, eles receberam o tradicional banho de batismo.

Confira a galeria de fotos completa do evento. Cliques feitos pelo Soldado BM Moritz.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Tiago Moritz- Soldado BM