PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (815 palavras)

CBMSC REGISTRA SALDO POSITIVO NO NATAL: NENHUM ÓBITO POR AFOGAMENTO EM SC


No dia 25 de dezembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou um balanço positivo na prevenção a afogamentos em todo o Estado. Durante o feriado de Natal, foram realizados 23 salvamentos por arrastamento, 41 ocorrências envolvendo água-viva e 41 crianças perdidas foram localizadas e devolvidas aos seus responsáveis pelos guarda-vidas. O perfil das vítimas de afogamento segue predominante entre homens com média de 27 anos, contudo, nenhum óbito por afogamento foi registrado.



Ocorrência de destaque

Em Araquari, um resgate se destacou devido à dificuldade da operação. Por volta das 13h20 do dia 25, a Central de Operações foi acionada para prestar socorro a uma mulher de 27 anos, que havia caído no rio quando tentou tirar uma foto com seu companheiro em uma ponte. Contudo, o homem que ligou para o 193 não conhecia a região e não sabia informar a localização exata do acidente.

Em uma busca pela internet, a equipe do CBMSC identificou que o local seria a ponte de ferro do Rio Paraty, e que, portanto, não seria possível chegar ao local com as viaturas. Os bombeiros percorreram, correndo, cerca de 3 km pelo trilho do trem, levando os equipamentos e materiais de resgate.

A vítima foi localizada no rio, a uma altura de cerca de 5 metros de altura da ponte, agarrada a um pilar de concreto. Seu companheiro a segurava pelo braço e havia improvisado uma corda feita com cadarços do tênis, para que ela não fosse levada pela correnteza.

Os bombeiros lançaram uma bóia do tipo lifebelt na água, no qual o sargento Voltolini pulou no rio para realizar o resgate. A vítima estava estável, com escoriações nas pernas e braços. Após os procedimentos de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), a jovem foi levada ao Pronto Atendimento de Araquari para avaliação médica, devido ao contato com a ferragem contaminada da ponte e água imprópria para banho do rio.



Guarda-Vidas: trabalho constante

Os guarda-vidas civis e militares do CBMSC atuaram intensamente em todo o litoral catarinense, com foco na prevenção e orientação aos banhistas. A presença nas praias tem como objetivo instruir os banhistas na prevenção de acidentes e afogamentos, principalmente aos que não conhecem os perigos das praias. Além disso, as informações sobre as condições do mar e os cuidados necessários ao entrar na água são indispensáveis para conscientizar a população. Por isso, o CBMSC ressalta a importância de seguir as orientações dos guarda-vidas e nunca entrar no mar onde houver a bandeira vermelha, que indica alto risco de afogamento.


Aplicativo CBMSC Cidadão

O aplicativo CBMSC Cidadão é uma ferramenta indispensável para quem deseja curtir o verão com segurança. Por meio do app, é possível consultar as praias com menor risco de afogamento antes mesmo de sair de casa. O aplicativo também disponibiliza informações sobre as bandeiras colocadas nas praias, que indicam as condições do mar:

  • Bandeira verde: mar calmo, condições favoráveis para banho.
  • Bandeira amarela: atenção, mar com risco moderado.
  • Bandeira vermelha: mar perigoso, risco elevado de afogamento.
  • Bandeira lilás: presença de água-viva.

Além disso, o app permite verificar a balneabilidade das águas e localizar praias com cadeiras anfíbias, que oferecem maior acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.




Pulseiras de identificação para crianças

Outro destaque nas praias de Santa Catarina é a distribuição gratuita de pulseiras de identificação para crianças. Os pais ou responsáveis podem solicitar a pulseira nos postos guarda-vidas, ao chegar à praia. Basta preencher os dados da criança e colocar a pulseira, feita de material impermeável, resistente à água. No entanto, é fundamental que as crianças sejam constantemente observadas e permaneçam a um "braço" de distância dos adultos.

Saldo positivo com trabalho conjunto

O resultado positivo deste Natal demonstra a importância do trabalho dos guarda-vidas em parceria com a população. Ao respeitar as instruções dos guarda-vidas e campanhas de prevenção, é possível garantir um verão mais seguro.


Confira a seguir os dados referentes a 25 de dezembro de 2024.

* Os números podem sofrer atualizações.


Créditos:
Texto: Mônica Andrade - CCS/CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193