PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (460 palavras)

CBMSC tem novo Subcomandante-Geral e Chefe do Estado-Maior Geral

Na tarde de hoje, 29, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou a solenidade de passagem de comando do Subcomandante-Geral e também do Chefe do Estado-Maior Geral da corporação.

2907 scmtgemg

O Subcomando-Geral passou do coronel Ricardo José Steil para o coronel Marcos Aurélio Barcelos, que estava chefiando o Estado-Maior Geral desde dezembro de 2020.

2907 scmtgemg2

Sobre o novo Subcomandante-Geral do CBMSC:

O coronel Marcos Aurélio Barcelos, ingressou na PMSC em 1992, no curso de formação de oficiais, sendo declarado aspirante a oficial em 1995. Foi lotado inicialmente no 9ºBPM, com sede em Criciúma, onde permaneceu até dezembro de 1999, quando ingressou no Corpo de Bombeiros Militar, na 3ª/1ºBBM em Criciúma (atual 4ºBBM). Comandou o Pelotão de Orleans, as Cias de Tubarão, Imbituba e Braço do Norte. Como Oficial Superior, atuou como Sub Cmt e Cmt do 8º BBM, com sede em Tubarão. Em 2019, foi nomeado Diretor de Segurança Contra Incêndio, ficando responsável por toda a reestruturação da atividade no CBMSC, em 2020 assumiu a chefia do Estado-Maior Geral da corporação.

É graduado em Direito pela UNISUL, com especializações em Defesa Civil, Gestão em eventos Críticos, também pela UNISUL e em Gestão de serviços de bombeiro pela UDESC. Durante toda a carreira realizou inúmeros cursos profissionais, sendo especialista em Combate a Incêndio Estrutural. Foi promovido ao posto de Coronel em 31 janeiro de 2020.

2907 scmtgemg3

Estado-Maior Geral

 Já o Estado-Maior Geral passa a ser chefiado pelo coronel Hilton de Souza Zeferino, que estava a frente da Diretoria de Segurança Contra Incêndio, desde dezembro de 2020.

 2907 scmtgemg5

 Sobre o novo Chefe do Estado-Maior Geral

 O coronel Hilton incluiu na Polícia Militar de Santa Catarina em 03 de março de 1993. Declarado aspirante a oficial em 29 de novembro de 1996. Fez os cursos de: especialização de Bombeiros para Oficiais em 2001, Comando e Estado-Maior em 2012 e de Altos Estudos Estratégicos em 2018.

Em sua carreira, atuou basicamente na atividade operacional e Defesa Civil, sendo comandante do pelotão de São Miguel do Oeste, subcomandante da companhia de Itajaí, comandante da companhia de São José, subcomandante dos Batalhões de São José e Florianópolis e comandante do Batalhão de Chapecó. Foi diretor da Defesa Civil de São José, coordenador regional da Defesa Civil da Grande Florianópolis, chefe da 6ª Seção do Estado-Maior Geral e, por derradeiro, exercia a direção de Segurança Contra Incêndio.

2907 scmtgemg4

Banho de batismo

Uma forma de se despedir de uma etapa e comemorar novos desafios é o já tradicional banho de batismo. 

 2907 scmtgemg 6

A solenidade foi transmitida pelo canal oficial do CBMSC no Youtube.

 

Confira mais imagens desta solenidade clicando aqui.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Imagens: Soldado BM Jackson Jacques
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193