Na Praia da Solidão, em Itajaí, o equipamento Drone, do 7° Batalhão de Bombeiros Militar, está sendo utilizado para auxiliar na verificação das condições do mar, correntes de retorno, movimentação dos banhista e possíveis embarcações que adentrem a área dos banhistas. Segundo o Comandante do Pelotão de Itajaí, o Tenente BM Daniel Dutra, essa tecnologia auxilia principalmente em locais de difícil acesso, para verificar se os banhistas podem em local perigoso ou necessitando de ajuda. Essa nova tecnologia tem o objetivo principal de salvar e proteger vidas, procurando agilizar um primeiro atendimento.
O Coordenador de praia dos Guarda-Vidas de Itajaí, o Cabo BM Bratkowski, ainda elencou outras vantagens para essa tecnologia, como a rapidez ao chegar ao local desejado, podendo inclusive, ser acionado rapidamente em outras praias. Com essa rapidez, o drone cobre uma área maior da praia, facilitando o monitoramento e podendo deixar as imagens salvas para possíveis verificações posteriores.
Além disso, equipamento auxilia na prevenção de afogamentos, utilizando as informações coletadas principalmente vídeos e fotos, para materiais educativos e para reportagens, fazendo com que o Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina esteja cada vez mais preparado para futuras ocorrências e atue na prevenção.
Créditos: B5 – 7º Batalhão de Bombeiros Militar