CEBM fará ação para conscientizar comunidade do Morro do Baú

No próximo sábado (07/11) os Cadetes BM do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) irão realizar uma ação de conscientização aos moradores do Morro do Baú, em Ilhota. Serão oferecidas seis oficinas: quatro voltadas aos adultos e duas ao público infantil. Conforme o comandante da operação, Cadete BM Cadete Walter Pereira de Mendonça Neto, “a ideia é que os pais possam ter um local para deixar as crianças enquanto recebem as instruções. Para os pequenos vão haver atividades lúdicas e brincadeiras, sem deixar de lado a prevenção a acidentes”.

Os treinamentos ocorrerão na Escola Municipal Alberto Schmitt, Estrada Geral Baú, a partir das 10h, de forma gratuita aos moradores interessados. As atividades envolvem atendimento pré-hospitalar, deslocamento para abrigos, identificação de deslizamentos e informações sobre operações em desastres.

Nesta terça-feira (03/11) os Cadetes apresentaram o projeto ao corpo de instrução do CEBM e ao Comandante-Geral, Coronel BM Onir Mocellin. O comandante da unidade de ensino, Tenente Coronel BM Aldo Baptista Neto, fez o uso da palavra e explicou que o projeto foi bem recebido pela população, que por pertencer a uma das áreas mais atingidas pela tragédia de 2008, guarda as tristes lembranças. “Apesar de tudo eles nos receberam de braços abertos, querem participar. Tudo tem de ser desenvolvido com cuidado e respeito às memórias daquela comunidade”, explicou.

TRON

O evento faz parte do Treinamento Operacional para Desastres Naturais (TRON), disciplina do Curso de Formação de Oficiais do CBMSC que avalia a aptidão dos cadetes da corporação para atuar em desastres naturais. Os Bombeiros Militares participantes são todos pós-graduados em Gestão de Riscos e Eventos Críticos, curso voltado para ações de prevenção e resposta a desastres.

"Em um só evento, conseguiremos fortalecer o conhecimento da população e treinar os cadetes para futuros desastres naturais", explicou o Cadete Jefferson Luiz Machado, responsável pela coordenação de instrução do evento.

Toda ação é realizada em parceria com a Defesa Civil Estadual e Municipal de Blumenau e Ilhota, Batalhão de Operações Aéreas, 3° e 7° BBM (Blumenau e Itajaí),  Unidade 39 dos Bombeiros Voluntários, Prefeitura Municipal de Ilhota, o 23° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela / Cadete BM Filipi Pamplona