Galeria de Fotos: Formatura dos 58 novos Sargentos BM

Após cerca de seis meses de intensa formação no Centro de Ensino Bombeiro Militar, na manhã desta segunda-feira (30/10), a corporação passa a contar com mais 58 novos Sargentos. Além da formatura, a manhã de hoje foi marcada pela assinatura do termo de Cooperação Técnica entre as Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública, para compartilhamento da gestão do atendimento pré-hospitalar no estado.

Com a assinatura do acordo, todas as instituições que prestam o serviço de atendimento pré-hospitalar do estado atuarão de maneira integrada em prol da otimização de recursos e melhoria da qualidade dos atendimentos. Santa Catarina passa a ser o primeiro estado brasileiro a ter um modelo integrado e único no serviço pré-hospitalar de emergência.

Depois do curso de formação de Soldados, a formação de Sargentos é o segundo curso na carreira de Praças. Além da ascensão profissional, o curso tem a premissa de preparar e formar os alunos para as áreas de liderança e gerenciamento das atividades e rotinas profissionais. A turma de Sargentos que se formou nesta manhã leva o nome do 3° Sargento Jovito João de Souza, que faleceu em 1989, mas deixou um vasto legado junto à corporação. Serviu a Força Pública de Segurança, atuando nas ações de combate a incêndio no estado, entre os anos de 1932 e 1956. Atualmente, sua dedicação e amor pelo ofício de Bombeiro estão refletidos no próprio neto, Kleber de Souza Carneiro, que desempenha a função de Soldado Bombeiro Militar.

Durante a solenidade, os formandos prestaram homenagens à família do Sargento Jovito. Já a corporação, recebeu um quadro com fotos históricas do Sargento “in memoriam” para ser afixado no museu do Centro de Ensino Bombeiro Militar.

Escolhida para ser paraninfa da turma, a Tenente Natália Cauduro da Silva, foi escolhida pela demonstração de profissionalismo, parceria e abnegação durante as aulas do curso e ao longo da trajetória profissional.

A aluna Sargento Morgana de Freitas recebeu o prêmio Ministério Público de Santa Catarina, pela primeira colocação na área de Direitos Humanos. A lembrança foi entregue pelo Procurador de Justiça Fábio de Souza Trajano.

O primeiro colocado no curso de formação de Sargentos foi o aluno Renan Fernandes Motta, com média final 9,93. Ele foi agraciado com a medalha mérito intelectual Cabo José Luiz de Andrade, prêmios de méritos intelectuais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, da Assembleia Legislativa e da Associação de Praças do Estado- APRASC.

Formaram-se Sargentos, os seguintes Bombeiros Militares:

RENAN Fernandes Motta

Claudecir CARNEIRO

João Batista de SOUZA

WAGNER José Vieira

Ao usar a palavra, a Tenente BM Natália Cauduro, que ministrou a disciplina de educação física, disse que agora os Sargentos são imbuídos de uma nova postura profissional. “Não somente na farda, mas na liderança entre os parceiros, na vontade de ser sempre melhor… Esta turma é feita de militares abnegados e mais que amor pela profissão, demonstram extrema habilidade e conhecimentos técnicos. Um dia numa ocorrência, ao me fazer vencer o medo das chamas, me olharam nos olhos e disseram: Tenente sabemos o que estamos fazendo!”

O Comandante- Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Onir Mocellin, parabenizou os formandos e mencionou a importância da formação dos Sargentos para o crescimento institucional na qualidade da gestão administrativa, utilizando as ferramentas tecnológicas adequadas a melhoria dos processos internos. O Coronel também mencionou a importância da integração do serviço de atendimento pré-hospitalar como um modelo construído a muitas mãos. “Todos os gestores e profissionais que fazem o serviço no estado foram ouvidos, para resultar num modelo único e inovador.”.

Na mesma linha, ao usar a tribuna, o secretário da Saúde, Vicente Caropreso, parabenizou os formandos e disse que o acordo assinado servirá para dar o mais adequado e conveniente socorro e atendimento de saúde aos catarinenses.

Os formandos receberam o carinho dos familiares e amigos.

Ao final, o tradicional banho de batismo aos formandos.

GALERIA COMPLETA DE FOTOS:CLIQUE AQUI

Texto e fotos: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC