Desde o ano de 2015 o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) vem buscando reduzir o número de Centrais de Operação Bombeiro Militar (COBOM) no intuito de alcançar uma maior eficiência no atendimento telefônico de emergência, e assim maximizar a disponibilidade dos recursos humanos. Naquele ano a corporação possuía cerca de 70 centrais de atendimento a emergência espalhadas pelo estado e atualmente são 16 centrais de emergência ativas, trabalhando de forma muito mais eficiente, padronizada e cada vez mais lado a lado às mais avançadas tecnologias e protocolos disponíveis.
Nos dias 20 e 21 de maio a equipe de telefonia da Diretoria de Tecnologia da Informação (DiTI) esteve na cidade de Joaçaba para instalar a nova central telefônica digital, integrando os atendimentos de emergência 193 e 192 na área do 11º Batalhão de Bombeiros Militar. A referida central é a primeira no estado a ter 100% de integração no atendimento CBMSC e SAMU, já que ambas receberão as ligações em uma mesma central, facilitando a comunicação e a transferência de ligações de emergência entre as instituições. Este tipo de central telefônica digital possibilita o atendimento em tecnologia VOIP utilizando as linhas analógicas disponíveis, linhas essas que possuem grande robustez e versatilidade, principalmente em casos de catástrofes e eventos adversos, já que possibilitam a comutação para o modo analógico de atendimento no caso de limitação do serviço digital.
Vantagens da central telefônica digital:
- Central VOIP com tecnologia Asterisk;
- Banco de canais modular com entrada para linhas analógicas e atendimento Digital;
- Em caso de pane ou falta de energia, facilidade de comutação de digital para analógico mantendo o atendimento de emergência;
- Interação com as outras centrais digitais, facilitando a transferência das ligações de emergência entre as centrais de emergência de todo o Estado;
- Facilidade do despachante da ocorrência em enviar msg de voz via telefone para o sistema de alarme remoto dos COBOMs sob sua jurisdição;
- Gravação da chamada de todas as ligações de emergência;
- Identificação de chamadas compatível com o sistema de gerenciamento de ocorrências EBombeiro;
- Uso de aparelhos telefônicos IP ou aparelhos analógicos;
- Possibilidade de logar agente, para que atenda a quantidade de agentes disponiveis no momento;
- Acesso a fila de espera, para que quando todos os agentes estiverem ocupados informar ao solicitante, mantendo o mesmo em uma fila de atendimento.
Créditos:
Texto: 1º Sargento Ênio
Imagens: 1º Sargento Ênio
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina