O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Bom Retiro foi palco de uma cerimônia com entrega de viatura, homenagens, promoção de Bombeiros Comunitários e formatura da turma de 2025 do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC). O evento foi realizado na manhã da última quinta-feira, 04, e contou com a participação do efetivo do quartel, familiares, imprensa e autoridades civis e militares.
Após serem aprovados em todas as etapas do CBC e concluírem 332 horas de aulas teóricas e práticas, os alunos da turma de 2025 celebraram a conclusão do processo de formação. Na cerimônia, também foi realizada a entrega de uma homenagem ao primeiro colocado do curso, Emanoel de Oliveira. A partir de agora, os novos bombeiros comunitários estão aptos a reforçar as equipes que atendem os municípios de Bom Retiro, Alfredo Wagner e Rio Rufino, pertencentes ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM).
Durante a solenidade, 29 bombeiros comunitários que já atuam na comunidade foram promovidos e receberam, de seus padrinhos e madrinhas, a nova divisa para colocar no fardamento. A promoção simboliza o reconhecimento do CBMSC aos serviços prestados de forma voluntária.
A formatura também foi marcada por dois momentos emocionantes: a entrega do título de Amigo Honorífico do Bombeiro para Ana Paula Marinho, presente na história do quartel de Bom Retiro desde a inauguração, em 2011; e a homenagem a três bombeiros (cabo Francisca Nery, BC Gilson Machado e BC Mariana Marian), realizada com a presença de Nicole Cordova e Mariane da Silva, duas vítimas graves que foram salvas em acidentes complexos.