Chuva em SC: operação recebe reforços no Alto Vale do rio Itajaí-Açu

Nesta sexta-feira (23/10) a Força-Tarefa (FT) do CBMSC, que concentra sua atenção no Alto Vale do Itajaí, recebe reforços para o atendimento às vitimas atingidas pelas cheias do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul. No período matutino apresentaram-se ao local da operação a FT-08 (Tubarão), com quatro viaturas e embarcações, e o helicóptero Arcanjo-03, com base em Blumenau. A FT-13 (Balneário Camboriú) tem previsão de chegada no início da tarde. Apoia também as aeronaves da Polícia Civil e Polícia Militar.

O Arcanjo-3 sobrevoou a região de Blumenau pela manhã para reconhecimento da situação, e iniciou os trabalhos de transporte de pacientes do município que necessitam de hemodiálise em unidades de saúde afastadas.

No momento a concentração da base é em Rio do Sul (instalada no Colégio Dom Bosco), mas o comandante local, Capitão BM Davi Pereira de Souza, não descarta (em caso de necessidade) o deslocamento de parte das guarnições à disposição para Laurentino, Rio do Oeste e Taió. Ele complementa que os atendimentos permanecem em sua maioria focados na remoção de pessoas ilhadas e entrega de alimentos, medicamentos e outros itens de necessidade básica à comunidades cujo acesso foi interrompido pelas cheias.

Perspectiva

Com a informação da Defesa Civil Estadual, a previsão para os próximos dias é otimista. Como não há previsão de grande volume de precipitação, a tendência é de que o rio comece a baixar e seja possível o escoamento da água acumulada nas barragens de Taió e Ituporanga.

Coordenação

Em Florianópolis está estabelecida a Sala de Situação, no Comando-Geral em Florianópolis, onde o comandante da Força-Tarefa do CBMSC, Coronel BM Marcos Antônio de Oliveira, lidera os oficiais de plantão responsáveis pela operação.

Foto: Soldado BM Tainara Monteiro

Acompanhe aqui o nível do Rio Itajaí Açu.

*Força-Tarefa

A Força-Tarefa do CBMSC é uma estrutura independente, comandada pelo Subcomandante-Geral da corporação, na qual bombeiros de cidades não afetadas por desastres podem atuar de forma autossuficiente, auxiliando o efetivo orgânico de municípios atingidos por algum tipo de desastre (enxurradas, enchentes, incêndios florestais, deslizamentos, etc).

O grupo especializado é formado por unidades de 12 bombeiros distribuídas pelos 13 Batalhões existentes no Estado, além do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e Divisão da Tecnologia da Informação (DiTI). As equipes são dotadas de viaturas, equipamentos e material de apoio próprios para o emprego em situações extremas.

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela