Chuvas em SC: Força-Tarefa do CBMSC está de sobreaviso

Diante das previsões meteorológicas que apontam volumes elevados de chuva para os próximos dias em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) colocou em sobreaviso a partir da noite desta terça-feira (15/09) sua estrutura de Força-Tarefa (equipes especializadas na resposta a eventos críticos) em todo o Estado.

Os oficiais responsáveis pelas Forças-Tarefa nos Batalhões Operacionais, Batalhão de Operações Aéreas e Divisão de Tecnologia da Informação reuniram-se hoje (16/09) no Comando-Geral em Florianópolis para o detalhamento da antecipação e preparação para possíveis ações. O foco é voltado às regiões onde as previsões meteorológicas são menos favoráveis: Sul e Oeste do Estado.

A condição de sobreaviso foi determinada pelo Subcomandante-Geral da Corporação, Coronel BM Marcos Antônio de Oliveira, para que os militares permaneçam à disposição para o chamado para os serviços durante o período de descanso caso seja necessário.

O Comando-Geral do CBMSC segue, em parceria com os demais órgãos, monitorando a situação. Caso haja a necessidade, as equipes especiais podem ser acionadas e se dirigirem em curto espaço de tempo para atuar no apoio às guarnições orgânicas das cidades que possam vir a sofrer mais gravemente as consequências do volume elevado de chuva previsto.

Entenda a Força-Tarefa do CBMSC

A força-tarefa do CBMSC foi criada em 2011 para a pronta resposta especializada em eventos críticos (desastres naturais extremos, incêndios florestais, etc). Ela é formada por grupos de pelo menos de 12 Bombeiros Militares, descentralizados nos diferentes batalhões no Estado, especialmente capacitados e dotados de recursos materiais específicos para a utilização em situações de deslizamentos, estruturas colapsadas, enchentes e inundações, incêndios florestais entre outros desastres.

Quando ocorre um evento adverso de grande proporção, equipes de Força-Tarefa de cidades menos afetadas seguem para as regiões críticas e atuam em apoio às guarnições locais. Como são auto-sustentáveis (possuem equipamentos, alimentação, alojamento e outros recursos próprios), as FT figuram como reforço real para a resposta a estes episódios.

Cada grupo de Força-Tarefa possui viaturas 4x4, embarcações e equipamentos específicos para atuação nas mais diferentes situações. Para este tipo de operação o CBMSC emprega um ônibus (Auto Posto de Comando 01) dotado de sistemas de comunicação via satélite e integração com os sistemas de informação e processamento de ocorrências da Corporação que pode ser deslocado para qualquer região do Estado e proporcionar condições adequadas para a gestão de grandes ocorrências.

A esta estrutura soma-se ainda o helicóptero Arcanjo-03 e a aeronave Arcanjo-02, empregados no transporte aeromédico e de tropa e avaliação de áreas atingidas.

Crédiros: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Felipe Rosa / Fotos: Soldado BM Thiago Amorim