Chuvas em SC: Sala de Situação no ativada no fim de semana

Em Florianópolis, no quartel do Comando-Geral, a Sala de Situação estará ativada durante o fim de semana para centralizar as informações e coordenar as operações da Força-Tarefa, que está de sobreaviso desde segunda-feira (14/09) em razão das fortes chuvas no Estado.

Em Videira (foto) e outras localidades foram distribuídas lonas à população que teve as residências atingidas pela ação dos ventos e granizo nesta sexta-feira (18/09). Não há registro de desabrigados.

Em Meleiro a comunidade de Barra do Cedro ficou ilhada e um casal de idosos precisou ser removido com ajuda dos bombeiros utilizando uma embarcação. O senhor de 64 anos foi conduzido ao hospital com suspeita de pneumonia.

Permanece a orientação dos coordenadores da Força-Tarefa aos Batalhões regionais: que tenham atenção às centrais de operações e radiocomunicações, pois a probabilidade de ocorrências relacionadas às chuvas está mantida por todo o fim de semana.

“O solo tende a saturar quando a chuva é ininterrupta. Já houve casos de deslizamento de terra, sem consequências graves, mas permanecemos atentos”, esclarece o coordenador da Sala de Situação do turno da noite desta sexta-feira, Tenente Coronel BM Carlos Charlie Campos Maia.

As Forças-Tarefa dos batalhões estão organizadas por região para prestação de apoio mútuo no litoral, planalto serrano e extremo-oeste.

Para acompanhar as condições do tempo, acesse o site da Epagri/Ciram e Defesa Civil

Entenda a Força-Tarefa

A Força-Tarefa do CBMSC é formada por 12 grupos de Bombeiros Militares, em cada um dos Batalhões. As equipes são treinadas e equipadas para situações críticas, como desastres naturais e grandes operações. Cada grupo é autossuficiente, com viatura, embarcações, equipamentos, alimentação e alojamento próprios, que permitem reforço às cidades afetadas caso seja necessário - sem sobrecarregar a estrutura local.

Também fazem parte da equipe as aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o Auto Posto de Comando 01 (ônibus com recursos tecnológicos para montagem de um posto de comando de operações nos mais diversos pontos do Estado), possibilitando a comunicação com a Sala de Situação no Comando-Geral e o gerenciamento das ocorrências de grande vulto mais próximo aos locais de atendimento.

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela