PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (454 palavras)

Comandante-Geral de Honra do CBMSC lança livro sobre emancipação

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina completa 93 anos nesta quinta, dia 26. Vários eventos comemorativos estão sendo realizados durante a semana. Um deles foi o lançamento do livro “Emancipação – Imperativo Técnico”, sobre a separação estrutural entre bombeiros militares e Polícia Militar do Estado, ocorrida em 2003.

 

O livro foi apresentado nesta quinta, no Complexo Administrativo da Segurança Pública, em Florianópolis, com presença do Comandante-Geral do CBMSC, coronel BM Charles Alexandre Vieira e do governador, Carlos Moisés. O livro é de autoria do Comandante-Geral de Honra da corporação, coronel Milton Antonio Lazzaris, que teve papel fundamental no processo. A emancipação foi oficializada por Emenda à Constituição de Santa Catarina.

A ampliação da cobertura do território catarinense, pelos bombeiros militares, de 54 para 136 municípios, é um dos temas resgatados pelo autor, que dá mais detalhes sobre a obra.  “A minha contribuição para este trabalho é para que conheçam sobre os mais de 700 dias de campanha, para a emancipação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Trata de 2001 a 2003”, explicou o Comandante-Geral de Honra.

O coronel ressaltou, ainda, algumas diferenças ocorridas após a emancipação, explicando que, após passar para a reserva remunerada, nos dois anos em que ficou afastado e retornou aos quartéis do CBMSC se surpreendeu com o que tinha acontecido. “A evolução dos nossos quartéis, a implantação de um Centro de ensino, um centro de treinamento, inclusão de bombeiros militares, novos municípios sendo atendidos. Tudo isso mostra a demanda que o Corpo de Bombeiros tinha dentro da Polícia Militar e não tinha respostas a dar para a comunidade. A partir de 2003 essas respostas passaram a ser dadas com uma velocidade mais moderna e de acordo com a necessidade. Nós conseguimos, assim, atender a população catarinense, que foi a grande beneficiada com a separação das corporações”, exaltou.

Durante o lançamento do livro, foram homenageados 13 personagens que tiveram destaque na efetivação da autonomia do Corpo de Bombeiros Militar. Entre os agraciados está o atual Comandante-Geral, coronel BM Vieira e o governador Moisés, coronel da reserva da corporação e que participou ativamente do processo.

O governador Moisés, que esteve no evento, contribuiu, contando parte dessa história e exaltando o benefício da separação para as duas corporações. “Hoje nós temos duas corporações referência, porque cada uma focou exclusivamente na sua atividade fim. E as pessoas também puderam focar na corporação em que possuem aptidão, melhorando cada vez mais o serviço. Quem tem dom para ser policial, faz concurso para ser policial, já aqueles que se identificam com o Corpo de Bombeiros Militar, prestam concurso para ser bombeiros”, disse.

 

Créditos:

Texto: Melina Cauduro - Jornalista CCS e Fabiana de Liz - Secom

Fotos: Soldado BM Jackson Jacques

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193