COMANDANTE-GERAL PARTICIPA DE REUNIÃO COM MINISTROS PARA ACOMPANHAMENTO DAS CHUVAS EM SC

No último sábado, 17, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, esteve no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, sede da Defesa Civil em Florianópolis, para recepção de uma comitiva nacional que avaliou o estado após as chuvas da semana passada.

O Governador Jorginho Mello presidiu a reunião, que contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o ministro-chefe da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros.

Além de conhecer o modelo catarinense para atuação nestes casos, os integrantes participaram de uma avaliação dos impactos causados pela passagem do ciclone extratropical em Santa Catarina, que atingiu principalmente o município de Praia Grande. Os ministros destacaram a participação catarinense como um modelo na resposta aos eventos extremos.

"Nós sabemos da expertise que Santa Catarina tem, de saber se adaptar a essas situações de eventos. Daqui para frente temos a previsão da ocorrência do El Niño, que aumenta 50% as chuvas para cá, para a região Sul, e reduza em 50% para o Nordeste, intensificando a estiagem", explicou o ministro da Integração, reforçando o que Governo Federal pode ajudar na reconstrução da infraestrutura afetada em Santa Catarina pelas chuvas.

A equipe do ministério também conheceu os projetos, que levantam a importância de compartilhar o conhecimento na área de prevenção a desastres.

"Sabemos que estamos expostos aos eventos extremos aqui em Santa Catarina. Já é de nosso conhecimento e monitoramento constante, por isto, é importante a aproximação entre o Governo Federal e Estadual, para que a resposta do CBMSC seja cada vez mais eficaz, além da reconstrução ágil, realizada pela Defesa Civil, auxiliando aos cidadãos nestes momentos difíceis, destaca o coronel Fabiano.

Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC e Thiago Santaella - Secom
Imagens: Melina Cauduro

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.