Na última quinta-feira (11/05), todos os comandantes e subcomandantes das Forças-Tarefas (FT) dos Batalhões de Bombeiros Militar (BBM) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reuniram-se na sede do 5º BBM, na cidade de Lages, para discutir as modificações prescritas com a revisão de sua diretriz que fora publicada no mês passado.
A reunião teve como escopo as alterações e a nova doutrina das Forças-Tarefas, bem como, formar um grupo coeso e padronizado para as diversas atividades que serão realizadas no quesito: seleção, estrutura e composição, qualificação e treinamento, certificação, mobilização e desmobilização.
Outro ponto tratado foi da necessidade do comprometimento dos Comandantes de Batalhões e suas respectivas equipes de Forças-Tarefas, pois somente se cada batalhão tiver sua própria Força-Tarefa estruturada, equipada e certificada poderão diminuir os entraves logísticos quando chegarem nos locais de atuação.
Com o delineamento das áreas de atuação das equipes de Forças-Tarefas, facilitou-se o modos de acionamento, esclarecendo os estados de alerta, de atenção sobreaviso e prontidão. Apesar da praticidade da nova diretriz, os requisitos de formação e certificação ficaram mais rigorosos indicando se determinada Força- Tarefa é operativa, isto é, pode ser empregada em situações de desastres.
Por fim, conforme o presidente da coordenadoria da Força Tarefa, “a intenção das equipes é esperar pelo melhor mas estar sempre pronta para o pior cenário, transformando os equívocos do passado em experiências e nos aprimorando em parâmetros técnicos, conforme as equipes INSARAG das Nações Unidas” relata o Major BM Parizotto.
2º Ten BM Rubens José Babel Junior – Secretário da Coordenadoria da Força Tarefa