PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (447 palavras)

COMANDO-GERAL DO CBMSC PARTICIPA DE CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA MILITAR

No dia 29, segunda-feira, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, participou da celebração da Páscoa dos Militares realizada na Paróquia Sagrados Corações em São José. O momento foi presidido pelo Arcebispo Militar do Brasil, do Ministério de Defesa, Dom Marcony Vinícius Ferreira, nomeado em março de 2022 pelo Papa Francisco. Bombeiros militares de diversos setores também estiveram presentes.



A celebração contou com a participação de representantes de todas as frentes militares: exército, bombeiro, polícia, marinha e aeronáutica. 



A Páscoa dos Militares brasileiros é comemorada fora de época por concessão da Igreja já que durante a II Guerra Mundial os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe das suas casas ou escalados para serviços e não conseguiam participar das festividades junto a família.

A celebração preserva a história do final da II Guerra, momento em que a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil após o período pascal. É permitido participar deste evento os segmentos católico, espírita e evangélico – cada um com uma festividade diferente e alinhada as suas convicções.



Para o Comandante-Geral do CBMSC, a data é importante pois estimula o espírito de religiosidade dos militares. "Momentos como esse fortalecem virtudes importantes para qualquer cidadão, em especial o que vive o militarismo, pois em nosso dia a dia é de suma importância que saibamos acolher a sociedade, estar convictos do trabalho que realizamos e transmitir a cultura do bem e da paz", afirma o coronel.



Histórico

Esta páscoa fora de época é comemorada desde 1945 e deve ser celebrada em período litúrgico pascal ou no máximo até 12 de outubro. Após a II Guerra Mundial os militares retornaram para o país e o período das festividades da Páscoa já havia passado, por isso as Forças Armadas passaram a celebrar a data com seus familiares em uma missa na Praça XV no Rio de Janeiro. Na época a data diferenciada foi estabelecida para conciliar a comemoração da tradicional festa religiosa que por vezes era comprometida em virtude das escalas de serviço.


Acesse as fotos do evento aqui.


Créditos:
Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo Silva de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193