Entre os dias 18 e 25, foi realizado em São José o Projeto Golfinho, sendo essa a primeira turma da temporada.
No período da manhã do dia 18, deu-se início às oficinas no Centro de Educação Municipal São Luiz. Para que pudessem participar das atividades, os 24 alunos da 5ª série foram divididos em dois grupos, o grupo "Salva Vidas" e o grupo "Golfinhos". Nesse primeiro momento, foram ensinados sobre os serviços e a rotina dos guarda-vidas, segurança nas praias e instruídos sobre as bandeiras usadas e seus significados.
No dia, 25, as crianças foram recebidas na Praia da Antonieta pelos instrutores e coordenadores do projeto: sargento Douglas, cabo Souza, bombeiro comunitário Prado, bombeira Comunitária Ariany e bombeira comunitária Andréia.
Logo após serem instruídas sobre segurança aquática, relembradas dos ensinamentos da primeira aula e terem limpado a areia da praia, as crianças tiveram seu momento de descontração, onde participaram de uma mini gincana de corrida ao balde.
O projeto
O projeto Golfinho está presente no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desde 1998, e é realizado tanto nas praias, quanto rios e lagos no interior de Santa Catarina, tendo como foco principal a disseminação de conhecimentos sobre segurança aquática. Além disso, o projeto visa estabelecer um vínculo entre o cidadão e o trabalho de guarda vidas, além de gerar uma consciência ambiental e sobre cidadania.
Segundo o sargento Douglas Coelho da Silva, responsável pelo Projeto Golfinho em São José, esse tipo de conhecimento repassado é de grande importância. Por meio dele as crianças ficam mais atentas aos riscos de afogamento em qualquer ambiente aquático, e além disso, passam a ser disseminadoras de conhecimento, seja para seus pais ou outras crianças.
Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina